segunda-feira, 15 de maio de 2017

Petroleiros dizem que Petrobras já acertou venda de refinaria na Bahia



POR FERNANDO BRITO · 15/05/2017




O Sindicato dos Petroleiros da Bahia diz que, sem nenhuma publicidade, a direção da Petrobras está fechando a venda de 70% da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) a uma multinacional petrolífera.

A Petrobras passaria a ser sócia minoritária (30%) do empreendimento, perdendo o controle da segunda maior refinaria de petróleo do país, com capacidade de refinar 323 mil barris por dia, menor apenas que a de Paulínia, em São Paulo.

A Landulpho Alves, também conhecida como Mataripe, é a mais antiga planta de refino do país e é três anos anterior á criação da Petrobras, em 1953, á qual foi incorporada.

Foi nela que Getúlio Vargas tirou a histórica foto com a mão banhada em petróleo, que virou símbolo da busca do Brasil por autossuficiência energética.

Segundo o Sindicato, “a venda teria sido feita de porteira fechada, fazendo parte do pacote, o quadro de empregados e todo o sistema logístico da RLAM (Terminal Madre de Deus, tubovias, etc).”



A “nova” Petrobras é assim: não procura petróleo, vende o pré-sal, vende as refinarias, vende a memória nacional, vende o Brasil.

Veja, no site TodaPalavra, a nota completa do Sindicato.



Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário