sexta-feira, 9 de junho de 2017

É Barroso quem pensa que é de 1ª linha e não é



POR FERNANDO BRITO · 08/06/2017




Ninguém pode ser contra o pedido de desculpas públicas que fez, agora há pouco, o Ministro Luiz Roberto Barroso, por ter chamado seu ex-colega Joaquim Barbosa de “negro de 1ª linha”, numa expressão grosseira e racista que não exigia menos que esta atitude.

Afora as desculpas, porém, o episódio serve para revelar que o Sr. Barroso tem alma gravado, lá no fundo, o espírito senhorial da casa grande, para quem os negros devem ser classificados como numa feira de escravos, como “de primeira”, de “segunda”, de “terceira”…

Nada haveria de ofensivo se fosse jurista de 1ª linha, pessoa de 1ª linha ou algo que tivesse a ver com as qualificações ou méritos de Barbosa. Entender-se-ia que ele estaria, mesmo com a infeliz expressão, referindo-se apenas às virtudes que nele vê. Ao fazer o juízo sobre o “negro de 1ª linha”, Barroso põe a nu toda a pretensa modernidade com que dá palpites sobre tudo e sobre todos, num discurso de “pureza ideológica”, com ares de lorde do politicamente correto.

Pode-se dizer, sem medo de errar, que é ele, Barroso, quem não tem um comportamento de primeira linha e ser quem poderia aproveitar a lição para ser menos arrogante, menos vaidoso, menos dado a frases tão fúteis quanto sonoras.

E de ficar emitindo conceitos sabujos, de quinta categoria.



Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário