terça-feira, 25 de julho de 2017

Morre João Otávio, último filho de Brizola



POR FERNANDO BRITO · 24/07/2017




Soube agora há pouco com atraso da morte de João Otávio Brizola, último filho que restava vivo de Leonel Brizola, sábado à noite, em São Paulo.

Com atraso porque até na morte João foi pessoa discreta, de pouco falar. Poucos souberam de seu câncer, fatal.

Conheci-o na campanha para o governo do Estadoem 1982, quando sofreu uma agressão de um policial e reagiu sem medo.

Claro que a imprensa, na época, transformou o agressor em agredido.

No primeiro governo do pai, trabalhou na coordenação das obras do Sambódromo e dos Cieps, com muita energia.

João teve uma infância sofrida, não apenas com o exílio, mas com inúmeras cirurgias para corrigir problemas de crescimento e, talvez por isso, jamais se descuidou do lado físico.

Foi a ele que, no final da vida, Brizola deu a função de liquidar os negócios de família no Uruguai e com ele fez a última viagem, sob o frio e a chuva do inverno de 2004, na qual seu pai adoeceu e, debilitado, viu se manifestarem os problemas cardíacos que o matariam.

Só ano passado, muito depois da morte do pai, João Otávio animou-se a contar as luzes e sombras da vida familiar, sacrificada tantas vezes em nome da política e, sobretudo, sempre contaminada pelo ódio que nutria-se ao sobrenome Brizola.

Em “Minha Vida Com Meu Pai, Leonel Brizola” menos que uma queixa, o registro de quanto tudo isso roubou aos filhos o convívio paterno. Fui testemunha de um destes momentos quando, depois da derrota eleitoral de 1989, num café onde estavam ele e D. Neusa, pediram a ele que, a partir daí, tivesse mais tempo com a família.

Como se sabe, nunca teve.

Meu abraço final ao João, que sempre me dedicou grande consideração e respeito, como a ele dedico agora.



Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário