segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Não é só o Nordeste: Liderança de Lula é sólida e transversal



POR FERNANDO BRITO · 30/10/2017




Saiu hoje o mapa completo da pesquisa Ibope, que pode ser acessado aqui.

É bom olhar e ver que, ao contrário do que diz a mídia, Lula está “pendurado apenas no Nordeste”.

Ele vence em todas as regiões, entre eleitores de ambos os sexos, em todas as faixas etárias, mas cidades pequenas, médias e grandes, nos centros, nas periferias e no interior e em quase todos os segmentos de renda e grau de instrução.

E, mesmo aí, como a denunciar a mesquinhez estúpida de parte de nossa classe média “estudada”, perde de pouco para o mais bronco dos candidatos, Jair Bolsonaro.

O eleitorado de Lula, por tudo isso e por uma proximidade entre as menções espontâneas (26%) e as em cartelas de candidatos (35-36%), demonstra estar consolidado.

E mais: tem, hoje, quase a metade dos “votos válidos”, isto é, dos que escolhem candidato.

Estatisticamente, se cada dez eleitores de Lula influenciarem o voto de de mais um, nas condições atuais ele estaria eleito no primeiro turno.

Esta é a razão do desespero porque, além do quadro desesperador, há o fator Temer a pesar sobre uma candidatura de direita “não-bolsonárica”.

Não dá, desta vez, para dar como favas contadas de Marina como linha auxiliar no Nordeste e em parte da classe média. Muito menos com o Eduardo Campos a deixar-lhe de herança parte do Nordeste.

Fazer “chapa pura” com Dória para vice pu governador de São Paulo não facilita alianças.

A direita está num mato sem cachorro eleitoral. Ou só com um pitbull.



Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário