terça-feira, 5 de dezembro de 2017

VIOLÊNCIA EM HONDURAS LEMBRA QUE ELEIÇÃO NEM SEMPRE É PASSEIO



5 de Dezembro de 2017


Paulo Moreira Leite



Ainda que muitos brasileiros tenham dificuldade de entender a importância de se prestar atenção na atual tragédia política de Honduras, convém registrar um aspecto principal.



Sob Estado Sítio após uma campanha eleitoral disputada, Honduras ajuda a lembrar que vivemos uma época histórica na qual é pura ingenuidade imaginar que em toda parte as regras do Estado de Democrático de Direito estão garantidas por instituições consolidadas, à prova de tempestades políticas de qualquer natureza.



Não é assim -- e a situação vivida por este pequeno país da América Central confirma o erro de se pensar uma eleição presidencial como um passeio em família.



Uma verdade sempre útil de recordar, quando se considera que a eleição hondurenha, em 2017, guarda uma semelhança essencial com a sucessão presidencial brasileira do ano que vem, que irá expressar o esforço de uma maioria da população para recuperar direitos e liberdades colocados sob ameaça pelo golpe contra Dilma em 2016.



Há situações, sabemos todos, em que a verdade das urnas só pode ser garantia pela vontade das ruas. 



As incertezas em Honduras, hoje, são colossais. Numa eleição realizada em 26 de novembro, o resultado oficial só deve ser anunciado em vinte dias.



Produto do Estado de Sítio, a violência empregada para reprimir uma população inconformada com a suspeita de uma fraude escancarada para favorecer o candidato do governo, Juan Orlando Hernandez, levou uma força especial da própria polícia a abaixar os braços e se declarar em greve, ontem.



Conforme um dos líderes policiais ao jornal El Mundo é preciso “manifestar nosso inconformismo com o que está ocorrendo a nível nacional. Nós somos pessoas do povo e não podemos sair matando o próprio povo.”



Um capítulo da crise atual envolveu a apuração.



Salvador Nasralla, candidato da frente de oposição, liderava com uma vantagem de 57% até que, numa típica cena de pastelão, Hernandez assumiu o primeiro lugar.



O milagre da multiplicação dos votos ocorreu após uma demorada pane no sistema informatizado de apuração, que paralisou a contagem por muitas horas. Quando os trabalhos puderam ser retomados, por coincidência Hernandez estava na frente e Nasralla em segundo. Inconformados, os eleitores da oposição foram as ruas para denunciar a fraude e Hernandez chamou o Estado de Sítio.



Deu para entender?



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário