sábado, 9 de junho de 2018

ELEIÇÕES ESTÃO TOMADAS POR ESTRANHO NEVOEIRO, DIZ ANDRÉ SINGER

O cientista político André Singer afirmou em artigo que há um 'nevoeiro' que separa a democracia nas eleições deste ano de 2018, prejudicado pelo cenário de terra arrasada nas candidaturas da direita; Singer afirma que "se os candidatos, por assim dizer, outsiders, preferem apostar na opacidade sistemática, no establishment político há um vazio de candidaturas"

9 DE JUNHO DE 2018 

247 - O cientista político André Singer afirmou em artigo que há um 'nevoeiro' que separa a democracia nas eleições deste ano de 2018, prejudicado pelo cenário de terra arrasada nas candidaturas da direita. Singer afirma que "se os candidatos, por assim dizer, outsiders, preferem apostar na opacidade sistemática, no establishment político há um vazio de candidaturas".

"A escuridão tomou conta do Brasil pós greve dos caminhoneiros e já em plena turbulência do câmbio. A democracia depende de que o calendário eleitoral seja cumprido. Mas as condições meteorológicas tornam impossível decifrar como será a travessia dos angustiantes quatro meses que nos separam do pleito presidencial. Como a Operação Lava Jato abalou profundamente os três principais partidos, o sistema anterior se desorganizou e não há um novo para substituí-lo. 

Jair Bolsonaro, o postulante da extrema-direita, parece ter compreendido, ou intuído, que neste quadro difuso quanto menos específico ele for, mais tem a ganhar. Saiu da paralisação rodoviária identificado com o partido dos militares, ou seja, da ordem. Para ele, está de bom tamanho, por isso foge dos debates, como o da Folha, em que precisaria apresentar um programa organizado. No polo oposto, Ciro Gomes, que, a bem da verdade, não se recusa a declinar um programa, também tenta aproveitar a onda que busca uma “mão forte”. Chama os emedebistas de ladrões e os ameaça com prisão de modo a obter a simpatia dos eleitores que associam a corrupção à desordem do aumento dos preços da Petrobras. Mas basta observar a sua possível aliança com o PP para perceber o jogo de cena em curso."

Leia mais aqui.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário