quinta-feira, 26 de julho de 2018

FACEBOOK TIRA DO AR PÁGINA DE EXTREMA-DIREITA DE PAI DE DIOGO MAINARDI

O Facebook parece não estar de brincadeira como relação ao monitoramento de páginas falsas e propagadores de ódio quando o assunto é o cenário brasileiro pré-eleitoral; no mesmo dia em que tirou do ar 186 fanpages vinculadas ao MBL, fez o mesmo com a página do publicitário Enio Mainardi, pai de Diogo Mainardi, do blog de extrema-direita O Antagonista

26 DE JULHO DE 2018 

247 - O Facebook parece não estar de brincadeira como relação ao monitoramento de páginas falsas e propagadores de ódio quando o assunto é o cenário brasileiro pré-eleitoral. No mesmo dia em que tirou do ar 186 fanpages vinculadas ao MBL, fez o mesmo com a página do publicitário Enio Mainardi, pai de Diogo Mainardi, do blog de extrema-direita O Antagonista. A página chamava-se "A Reunião".

Enio Mainardi escreveu sobre a desativação de seu perfil de extrema-direita:

"No meu colégio católico se eu fizesse alguma pergunta difícil sobre religião… o padre me olhava, severo e, suspense! me expulsava da sala. Era que nem no filme Spartacus, com o gladiador no chão esperando o imperador levantar o polegar, garantindo que não seria executado. Ou, polegar para baixo significando uma sentença de morte. Expulso ou não, depende. Hoje de manhã me senti assim, com uma espada no pescoço – e o imperador fez o gesto de polegar para baixo, mandando me matar. Estou falando do Imperador-Facebook, que hoje decidiu liquidar milhares de gladiadores como eu, que usavam o aplicativo para se comunicar mutuamente. Primeiro mataram o Luciano Ayan e o seu site Ceticismo Político.

Como ele reagiu publicando um vídeo provando que a globo disseminava fake news, eles partiram pra cima de todos os “direitas” na rede. Censuraram blogs, retirando-os do ar. Liquidaram o MBL e seus administradores e familiares. Cortaram suas matérias, sem contemplação.
Mas, interessante – o face foi seletivo na expulsão de certos alunos.

(...)

Me ocorre uma comparação trágica com o que está acontecendo: o Facebook fez igual aos nazistas naquele famoso massacre da Noite dos Cristais, em Berlin, onde os judeus foram atacados, arrancados de suas casas e assassinados, suas lojas destruídas e as sinagogas incendiadas."

As coisas começam a parecer difíceis para quem quer espalhar ódio e notícias falsas na rede social mais popular do mundo. Eles decidiram agir no Brasil com veemência e independência.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário