segunda-feira, 30 de julho de 2018

REVISTA ACADÊMICA FRANCESA LANÇA EDIÇÃO SOBRE O CAOS POLÍTICO NO BRASIL

Escola em Estudos Avançados de Paris lança a revista Brésil(s) – Comprendre la crise au Brésil, escrita por pesquisadores em ciências sociais franceses para explicar aos leitores francófonos a situação caótica da política no Brasil; para Christine Douxami, uma das pesquisadoras da publicação, somente as notícias da operação Lava Jato estavam chegando na França; "Por aqui ninguém sabia que um golpe estava acontecendo no Brasil, deixando a situação política extremamente preocupante no país", afirmou

30 DE JULHO DE 2018 

Da RFI - A RFI conversou com Christine Douxami, pesquisadora da Escola em Estudos Avançados de Paris, uma das autoras da revista Brésil(s) – Comprendre la crise au Brésil. Escrita por pesquisadores em ciências sociais franceses, a publicação assumidamente pró-Lula quer explicar aos leitores francófonos a situação caótica da política no Brasil.

"Na França, não havia tanta informação precisa sobre a crise atual no Brasil". Por esse motivo, um grupo de pesquisadores franceses, que já escrevem sobre o Brasil na revista online de ciências humanas e sociais Brésil(s), decidiu publicar um número especial sobre a crise política brasileira.

Para Christine Douxami, somente as notícias da operação Lava Jato estavam chegando na França. "Por aqui ninguém sabia que um golpe estava acontecendo no Brasil, deixando a situação política extremamente preocupante no país", afirmou a pesquisadora.

Mesmo apoiando a luta contra a corrupção, a pesquisadora apontou para uma falta de textos levando em conta a perspectiva histórica e jurídica do Brasil. "É preciso sair desta divisão binária da sociedade atual", afirmou Christine Douxami. Para ela, é preciso entender o que essa crise política do Brasil está mudando de fato na vida das pessoas.

Políticas de igualdade

A pesquisadora citou exemplos, como a situação dos jovens negros, muitas vezes mortos pela polícia. Também falou dos artistas que vem sofrendo para garantir a liberdade de expressão contra uma visão mais conservadora da opinião pública. Sem esquecer da população do campo, oprimida pelo agrobusiness.

Christine Douxami também criticou uma parte da imprensa brasileira que, segundo ela, "tenta tirar a legitimidade das políticas de igualdade". "É como se para muitos não era mais necessário lutar por menos desigualdade, e sim buscar um sistema baseado na meritocracia. O problema é que geralmente aqueles que merecem são da elite branca que está no poder atual", concluiu a pesquisadora.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário