quinta-feira, 27 de setembro de 2018

ANA CRISTINA VALLE FUGIU DO BRASIL COM MEDO DE SER MORTA POR BOLSONARO

O jornal Folha de S. Paulo foi buscar na Noruega a comprovação para a ameaça de morte que o deputado Jair Bolsonaro fez à sua ex-mulher Ana Cristina Valle; cinco brasileiros que vivem na Noruega e conviveram com a ex-cônjuge do candidato à presidência confirmaram o relato que consta em documento oficial do Itamaraty, redigido em 2011; o registro diplomático informa que ela afirmou ao vice-cônsul naquele país que havia sido ameaçada de morte pelo ex-marido e que por isso havia fugido do Brasil

27 DE SETEMBRO DE 2018 

247 - O jornal Folha de S. Paulo foi buscar na Noruega a comprovação para a ameaça de morte que o deputado Jair Bolsonaro fez à sua ex-mulher Ana Cristina Valle. Cinco brasileiros que vivem na Noruega e conviveram com a ex-cônjuge do candidato à presidência confirmaram o relato que consta em documento oficial do Itamaraty, redigido em 2011. O registro diplomático informa que ela afirmou ao vice-cônsul naquele país que havia sido ameaçada de morte pelo ex-marido e que por isso havia fugido do Brasil.

O jornal destaca os desdobramentos de sua própria cobertura do episódio: "o caso foi revelado pela Folha, nesta terça (25). Logo após a publicação da reportagem, Ana Cristina divulgou vídeo nas redes sociais no qual negava ter falado sobre o assunto com a embaixada brasileira, rechaçava ter sido alvo de qualquer ameaça e defendia Jair Bolsonaro, atacando a imprensa".

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo informa que foi buscar confirmação da denúncia com brasileiroe que moram na Noruega e que conheciam Ana Cristina Valle: "dos cinco brasileiros que aceitaram falar com a reportagem, quatro disseram que só o fariam sob anonimato, com medo de represália. Uma decidiu se identificar".

E elenca as declarações dos ex-colegas de Ana Cristina: "Simone Afonso, ainda reside na Noruega e conta que conheceu Ana Cristina em 2009, quando ela deixou o Brasil. 'Ela tentou asilo político aqui, o que foi negado pelo departamento de imigração local. Dizia que estava sendo ameaçada pelo ex-marido, o Jair Bolsonaro, que ele havia tirado a guarda do filho dela', contou".

A reportagem prossegue: "'todo mundo aqui em Oslo sabe que o discurso dela era: estou aqui por medo do meu ex-marido', continuou. 'E se você quiser, a gente pode fazer uma lista de pessoas daqui que sabem dessa história'."

Segundo o jornal, "as outras quatro testemunhas relatam o caso da mesma forma. Segundo elas, Ana Valle, como ela é conhecida por lá, chegou à Noruega muito fragilizada e se aproximou de um grupo de brasileiros".

Conforme os relatos dos brasileiros, ela costumava repetir que a "minha cabeça vale R$ 50 mil". Ana Cristina não tinha fluência na língua local e falava com dificuldade o inglês e, por isso, dependia das pessoas que acabara de conhecer.

Depois de ver a matéria no jornal brasileiro, Fernando Xavier - um dos amigos que ajudou Ana Cristina a se estabelecer na Noruega - compartilhou a reportagem do jornal com os dizeres: "olha as verdades surgindo do teatro de vampiros!!!! (sic) Chegou ameaçada e ficou anos sem ver o filho!!!", escreveu. "Eu sou testemunha e muitas outras pessoas da sociedade de Oslo!!!"


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário