sexta-feira, 12 de outubro de 2018

FUNDO DE PENSÃO TEVE PERDA TOTAL EM EMPRESA DE PAULO GUEDES

O Funcef (Fundo de pensão dos funcionários da Caixa) vê irregularidade em investimento de R$ 112,5 milhões feito por empresa ligada a Paulo Guedes, economista responsável pela política econômica de eventual governo Bolsonaro; gerido pela BR Educacional, empresa ligada a Paulo Guedes, o FIP Governança causou perda total aos seus cotistas, entre eles a Funcef, que detinha 20% de suas ações

12 DE OUTUBRO DE 2018 



247 - O Funcef (Fundo de pensão dos funcionários da Caixa) vê irregularidade em investimento de R$ 112,5 milhões feito por empresa ligada a Paulo Guedes, economista responsável pela política econômica de eventual governo Bolsonaro. Gerido pela BR Educacional, empresa ligada a Paulo Guedes, o FIP Governança causou perda total aos seus cotistas, entre eles a Funcef, que detinha 20% de suas ações.

A reportagem do portal Terra destaca que "embora a Funcef cite no relatório, obtido pelo Estado, o prejuízo causado pelo investimento na Enesa, o balanço global do FIP Governança é positivo. Além da Enesa, o FIP aportou valores em outras três empresas. Desses aportes, dois já foram encerrados e resultaram em lucro para os fundos de pensão. Um terceiro ainda não foi encerrado mas, atualmente, tem retorno positivo. Como gestora do FIP, a BR Educacional indica os investimentos que passam pelo crivo de um comitê formado por integrantes dos próprios fundos".

E acrescenta: "entre os indícios de irregularidades apontados pelo fundo de pensão no investimento na Enesa, estão o pagamento de dividendos incompatível com seus lucros, uso de empresas de fachada para justificar o enquadramento da empresa como uma holding e pagamento de ágio acima do normal. A Funcef aponta que a Enesa Participações pode ter sido criada apenas para receber os aportes do FIP administrado pela empresa de Guedes e financiado com dinheiro dos fundos de pensão".


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário