segunda-feira, 26 de novembro de 2018

HADDAD: CIRO SE NEGOU A FAZER A COALIZÃO QUE O LEVARIA À VITÓRIA

O candidato que disputou o segundo turno com Bolsonaro, Fernando Haddad, falou sobre Ciro Gomes à jornalista Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo. Ele disse: "o Lula foi preso e o Ciro não soube fazer a coalizão que o levaria à vitoria, que só poderia ser uma coalizão com o PT". Haddad diz que o guru de Ciro, o filósofo Mangabeira Unger, fez a previsão errada (que Ciro 'comprou'), a de que depois de Lula preso, o PT seria uma legenda 'decadente'

26 DE NOVEMBRO DE 2018 

247 - O candidato que disputou o segundo turno com Bolsonaro, Fernando Haddad, falou sobre Ciro Gomes à jornalista Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo. Ele disse: "o Lula foi preso e o Ciro não soube fazer a coalizão que o levaria à vitoria, que só poderia ser uma coalizão com o PT". Haddad diz que o guru de Ciro, o filósofo Mangabeira Unger, fez a previsão errada (que Ciro 'comprou'), a de que depois de Lula preso, o PT seria uma legenda 'decadente'.

À jornalista, Haddad disse: "ele [Ciro] não quis fazer [a coalizão]. Uma das razões foi declarada pelo [filósofo Roberto] Mangabeira [Unger, aliado de Ciro] nesta casa. Ele dizia: 'Nós não queremos ser os continuadores do lulismo. Não queremos receber o bastão do Lula. Nós queremos correr em raia própria'. Palavras dele. Eles não queriam ser vistos como a continuidade do que julgavam decadente. Apostavam que, com Lula preso, o PT não teria voto a transferir. Aconteceu exatamente o oposto."

Haddad destaca outro ponto das (não) conversas entre Ciro e PT: "não houve uma reunião entre o Ciro e o Lula. No final, [quando ficou claro que Lula não poderia concorrer], ele foi sondado por mim e por todos os governadores do PT. Eu sou amigo, gosto do Ciro. Mas ele errou no diagnóstico. E pode voltar a errar se entender que isolar o PT é a solução para o seu projeto pessoal."

E revela que Ciro ainda não sinalizou para uma conversa: "olha, eu não consegui falar com o Ciro até hoje. Sobre ele e o Fernando Henrique Cardoso [que também se recusou a dar apoio ao PT], eu diria, a favor deles: os dois tinham três governadores [em seus próprios partidos] disputando a eleição fazendo campanha para o Bolsonaro. O PDT [de Ciro] é um partido de esquerda, 'pero no mucho'."



Brasil 247



Nenhum comentário:

Postar um comentário