terça-feira, 15 de janeiro de 2019

JUCA KFOURI DENUNCIA AUTOR DE AMEAÇAS EM BLOG AO MINISTÉRIO PÚBLICO

O jornalista Juca Kfouri entrou com representação no Ministério Público de São Paulo contra o corretor de imóveis José Emílio Joly Junior; Kfouri notificou o procurador de Justiça Paulo Marco Ferreira Lima, chefe do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos do MP, ameaças e comentários feitos por Joly Junior em seu blog, no UOL

15 DE JANEIRO DE 2019 

Da Rede Brasil Atual - O jornalista Juca Kfouri entrou nesta segunda-feira (14) com representação no Ministério Público de São Paulo contra o corretor de imóveis José Emílio Joly Junior. Kfouri notificou o procurador de Justiça Paulo Marco Ferreira Lima, chefe do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos do MP, ameaças e comentários feitos por Joly Junior em seu blog, no UOL.

Nos comentários (reproduzidos abaixo), Joly Junior faz ameaças do tipo "Juca nalha. Um dia vou cruzar na sua frente e te encher de porrada na cara! Velo gaga. Pederasta inútil. Pedófilo (...) Se cuida palhaço!"

O corretor, que atua e Curitiba, afirma ser ex-militar, apoiador de Jair Bolsonaro e faz menção a "famosos helicópteros dos tempos áureos da ditadura". Segundo o jornalista, o "valentão" autor das ameaças e comentários ofensivos usava o apelido de "JConselheiro" e o e-mail da mulher dele.

"Aprendi que cão que ladra não morde", diz Juca Kfouri à RBA, lembrando que convive com ameaças desde os tempos de diretor de Redação de Placar, no início dos anos 1980, quando a revista denunciou a máfia da loteria esportiva. "Ameaça é o que não falta. Mas o que me indignou nesse caso foi a referência aos helicópteros. Ter medo faz parte, O que não pode é deixar de enfrentar o medo."

O jornalista assinala, em seu blog: "Joly Júnior terá de explicar não só suas covardes ameaças como, principalmente, o que sabe sobre helicópteros que jogavam pessoas no mar durante a ditadura. Como alguém que diz ter sido do Pelotão de Operações Especiais do exército brasileiro, terá participado de alguma dessas operações?". Antes de acionar o MP Kfouri denunciou o corretor de Curitiba em delegacia especializada. "Informado que suas ameaças foram denunciadas à Delegacia de Crimes Informáticos, desapareceu, como todo valentão."

O procurador Ferreira Lima diz, segundo Kfouri, que é preciso que "as pessoas entendam que não se pode fazer tudo o que se deseja" nas mídias sociais. "Você pode me criticar e discordar do meu trabalho, mas isso é muito diferente de me ameaçar e me insultar perante várias outras pessoas."

O corretor Joly Junior chegou a pedir desculpas. "O blog recebeu um frágil pedido de desculpas do autor das ameaças e da revelação, evidentemente insuficiente para que as investigações não sejam levadas adiante", observa Kfouri.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário