quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A chanchada trágica que arruina o Brasil


POR FERNANDO BRITO · 12/09/2019


A insuspeita Miriam Leitão diz que a saída de Marcos Cintra da Receita Federal “confirma que o Brasil está sem rumo na área tributária“.

O Brasil tem rumo em alguma área, Miriam?

Diante dos problemas de caixa do “botequim” – desculpem a comparação, mas o gerente do estabelecimento a impõe – s providências são as seguintes: reduz-se as folgas (trabalhem aos domingos!), arrochem-se os salários, retardem-se as aposentadorias e ponham à venda cadeiras, mesas, balcões e o que mais houver.

Guedes “vai pensar” no que fazer, mas o fato é que a reforma tributária que sair – se sair – vai ser uma colcha de retalhos de interesses locais ou paroquiais, porque é evidente que só pode ser isso o resultado de algo concebido e parido num Congresso amorfo e fisiológico.

Porque do governo não vem direção, mas desastre e picuinhas.

Há rumo na educação, com um palerma produzindo escândalos diários para impressionar o chefe e dando risadas de cortar verbas para escolas e bolsas?

Na saúde, onde voltam as doenças antigas (o sarampo estava banido, lembram?) e a falta de ações públicas eleva a níveis recordes a dengue e outras moléstias que têm nos mosquitos seu vetor?

Ou será que temos rumo no meio-ambiente, no saneamento, na segurança, por onde mais se for ver?

O Brasil está entregue à politicagem e quase todas as notícias são sobre intrigas, vazamentos, “derrubada” de cargos, moralismos sexuais toscos, quando não terraplanismos e outras olavices.

Ou, claro, falar que a mulher do Macron “é feia” e que o pai da Michelle Bachelet era subversivo.

O país não tem um governo, tem uma chanchada trágica, na qual a família presidencial ocupa o centro da cena enquanto o teatro se arruina.

É este o governo que mídia, empresários, Judiciário, Ministério Público e você mesma, Miriam, colocaram lá.

Não adianta criticar o efeito sem desfazer as causas. Ou será que colocar no lugar deste aventureiro tosco um Doria ou um Huck adiantaria?

A política não é para arrivistas e aí está no que deu empurrarem uma nulidade para a cadeira presidencial achando que, assim, as corporações – financeiras, judiciais, militares, midiáticas – iam ter o poder.

Quem perdeu o rumo no Brasil foi o establishment, que atirou fora as regras do jogo político civilizado e apelou para pistoleiros.

Ganhou um governo de milícias.


Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário