terça-feira, 22 de outubro de 2019

Partidos progressistas latino-americanos saúdam vitória de Morales na Bolívia



Partidos políticos e líderes sociais da América Latina parabenizaram o presidente da Bolívia, Evo Morales, por vencer as eleições realizadas no último domingo no país sul-americano

22 de outubro de 2019



Bolívia - MAS (Foto: Telesur)

Telesur - O primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, disse em uma entrevista coletiva na segunda-feira (21): "Queremos cumprimentar o povo da Bolívia pelo triunfo retumbante do grande chefe indígena Evo Morales". 



Diosado, que também é presidente da Assembléia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela chamou a atenção de que, círculos imperialistas dos Estados Unidos pretendem montar uma manobra para comprometer o resultado eleitoral, após a derrota do candidato da oposição. 



O Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) publicou nesta segunda-feira (22) uma atualização da Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP), segundo a qual Morales tem 46,86% dos votos e Mesa 36,73%, segundo a apuração de 95,22% dos votos. A Constituição da Bolívia assinala que a candidatura que atingir 50% mais um dos votos válidos, ou que obtiver um mínimo de 40% dos votos válidos, com 10% a mais que o segundo colocado, será proclamada à Presidência e à Vice-Presidência. 



O vice-ministro da Venezuela, William Castillo, por sua vez, disse na rede social do Twitter que “a Bolívia venceu. Venceu o projeto multicultural original do povo boliviano, que conquistou dignidade, a paz e a Grande Pátria. 



O partido político colombiano Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC) juntou-se aos parabéns enviados ao candidato do Movimento ao Socialismo (MAS). Morales “é reeleito no país irmão da Bolívia. Nossa América resiste aos ataques da extrema direita e responde de forma autônoma. Nossos sinceros parabéns", tuitou o partido. 



O deputado chileno e militante do Partido Comunista, Hugo Gutiérrez, também usou o Twitter para destacar: “Que dia !! Ele venceu no primeiro turno ... Evo Morales. Cumprimentos e parabéns ao presidente.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário