terça-feira, 26 de novembro de 2019

Máquina de morte: Polícia do Rio matou 1.546 pessoas em 2019, recorde histórico


1.546 pessoas foram mortas pela polícia do Rio de Janeiro no ano de 2019. O número é o maior da história. O aumento com relação a 2018 foi de 18%. As estatísticas de outubro foram divulgadas pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) e segue a tendência já apresentada nos meses anteriores

25 de novembro de 2019

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)


247 - 1.546 pessoas foram mortas pela polícia do Rio de Janeiro no ano de 2019. O número é o maior da história. O aumento com relação a 2018 foi de 18%. As estatísticas de outubro foram divulgadas pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) e segue a tendência já apresentada nos meses anteriores.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "os números vêm na esteira do discurso linha-dura e das operações policiais promovidas pelo governador Wilson Witzel (PSC), eleito sob a bandeira do endurecimento na segurança pública."

A matéria ainda acrescenta trecho do relatório do ISP: "há de fato áreas onde o aumento de mortes pela polícia é acompanhado da queda dos homicídios dolosos, mas esse não é o padrão geral". E sublinha: "no fim de setembro, o órgão abriu um inquérito civil público para apurar o aumento das mortes pelo estado."


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário