sábado, 23 de novembro de 2019

O futuro voltou junto com a liberdade de Lula


Para Jeferson Miola, o discurso feito pelo ex-presidente Lula nesta sexta-feira (22), no 7º Congresso do PT, "marca a passagem da luta de resistência para um patamar de ofensiva democrática; marca o avanço da luta para a restauração da democracia e a derrota do fascismo"
23 de novembro de 2019

Fernando Haddad, Lula e Gleisi Hoffmann (Foto: Ricardo Stuckert)
Lula fez um dos seus discursos mais memoráveis no 7º Congresso do PT. Um discurso que alenta, organiza e encoraja.
À seguir, a reprodução na íntegra do discurso que, segundo os presentes no momento da leitura, o discurso foi enriquecido com as complementações de improviso do Lula enquanto lia.
Este discurso marca a passagem da luta de resistência para um patamar de ofensiva democrática; marca o avanço da luta para a restauração da democracia e a derrota do fascismo.
Lula representa a superioridade não só política; mas ele representa, sobretudo, a superioridade moral, ética e civilizatória do povo, dos subalternos em relação à classe dominante totalmente bolsonarizada, totalmente fascistizada e fortemente coesionada no maior assalto, jamais visto, à renda e à riqueza do Brasil.
Os poderosos que destroem o país são muito fortes. Eles têm a Rede Globo e quase toda imprensa canalha que funciona como verdadeira máquina de ódio e racismo do Bolsonaro.
Os poderosos têm seus pastores charlatões, partidos reacionários, seu empresariado corrupto, seus banqueiros sanguessugas, os latifundiários armados, os militares entreguistas …
Os poderosos, enfim, têm muito.
Mas eles não têm o essencial e, por isso mesmo, eles não são imbatíveis, não são invencíveis.
Do lado oposto ao deles, do lado oposto ao fascismo temos o Lula; temos a maioria do povo que, ao se reencontrar com Lula, vai despertar deste pesadelo tenebroso e colocar as mãos no futuro feito de democracia, justiça, igualdade, liberdade, diversidade, alegria, amor, paz …
A capacidade de luta do povo contra a barbárie bolsonarista e ultraliberal subiu de patamar.
Lula é a ponte que marca o reencontro dos subalternos com o futuro. O futuro voltou junto com a liberdade do Lula.

Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário