sábado, 1 de fevereiro de 2020

Carta de brasileiros na China dá xeque-mate na frieza de Bolsonaro


POR FERNANDO BRITO · 01/02/2020


A carta de 32 brasileiros retido em Wuhan, pedindo a Jair Bolsonaro que providencie a sua repatriação – divulgada agora à noite pela Época – é um xeque-mate no jogo de dissimulação e frieza com que o presidente da República está tratando o assunto, alegando falsas razões orçamentárias e jurídicas que não existem para se negar a trazer de volta nossos compatriotas.

Serenamente, mas com firmeza, eles exigem que o Brasil cumpra suas obrigações para com seus cidadãos e que ” sejam tomadas as medidas necessárias imediatas para que haja a repatriação voluntária de todos os brasileiros”.

Vai ser impossível – a não ser num rasgo de crueldade – que Bolsonaro não os mande trazer de volta, até porque todos se dispõem voluntariamente à quarentena necessária, o que nem seria necessário, pois há lei internacional – validada aqui, pelo Congresso – que permite este isolamento por razões de saúde pública.

O “mito” terá de ceder – e com grande desgaste – e mudar o seu comportamento de indiferença ao sofrimento destas pessoas.

A carta, na íntegra, está aqui.


Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário