quarta-feira, 8 de abril de 2020

Pedido de cancelamento do registro do PT recebe parecer favorável do vice-procurador geral eleitoral


A avaliação do vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés é de que há indícios suficientes que indicam que o PT recebeu dinheiro vindo do exterior, conforme aponta a acusação, que tem como base depoimentos da Lava Jato

7 de abril de 2020


MP dá parecer favorável a processo que pede cassação do registro do PT (Foto: Elza Fiúza/ABr | Ricardo Stuckert)



247 - Um pedido de cancelamento do registro do Partido dos Trabalhadores recebeu um parecer favorável do vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés. 

A ação, segundo divulgou a coluna de Fausto Macedo, do jornal O Estado de S.Paulo, tem como base depoimentos colhidos na operação Lava Jato, segundo os quais o partido recebeu recursos ilícitos de origem estrangeira.

Se for considerado culpado na ação, o PT terá violado o inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos, que proíbe o recebimento de dinheiro estrangeiro. 

A avaliação do vice-procurador é de que há indícios suficientes que indicam que o PT recebeu dinheiro vindo do exterior, de acordo com reportagem do Congresso em Foco.

“Diante de tal contexto, forçoso reconhecer a existência de indícios suficientes do recebimento, por parte do Partido dos Trabalhadores – PT, ora requerido, via interpostas pessoas, de recursos oriundos de pessoas jurídicas estrangeiras (Keppel FELS e Toshiba), inclusive para pagamento de despesas contraídas pelo próprio Partido, a evidenciar, em tese, interesse direto da instituição partidária e não apenas de dirigente seu, circunstância que autoriza o prosseguimento do feito quanto à hipótese do inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos, com a inauguração de sua fase de instrução”, diz ele.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário