quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Em submissão aos EUA, comissão aprova uso da base de Alcântara pelos EUA


Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou o acordo que permitirá aos EUA utilizarem a base de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites. O lançamento de mísseis, porém, não foi aprovado pela comissão. Conforme o desejo norte-americano, o texto ressalta que somente pessoas autorizadas pelos EUA poderão ter acesso a áreas consideradas restritas para fins de inspeção, monitoramento e controle

21 de agosto de 2019


247 - A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou no início da tarde desta quarta-feira (21) o acordo que permitirá aos Estados Unidos utilizarem a base de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites. O lançamento de mísseis, porém, não foi aprovado pela comissão. 

Apesar de aprovado pelo colegiado, o acordo ainda precisa passar pelo crivo das comissões de Ciência e Tecnologia e de de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida ele terá que ser apreciado pelos plenários da Câmara e do Senado. 

Segundo o texto aprovado pela Comissão, os Estados Unidos autorizam o Brasil a lançar foguetes e espaçonaves, nacionais ou estrangeiras, que tenham componentes tecnológicos norte-americano. Hoje, cerca de 80% dos equipamentos espaciais utilizados em nível mundial possuem algum item produzido pelos EUA. 

Apesar da aprovação, o PT e o PSOL ressaltaram que o acordo pode ferir a soberana nacional, uma vez que o texto ressalta que somente pessoas autorizadas pelos norte-americanos poderão ter acesso a áreas consideradas restritas para fins de inspeção, monitoramento e controle.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário