segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Margarida e Wilson disputam PJF no 2º turno


Candidatos confirmam liderança apontada por pesquisas de intenção de voto

Por Renato Salles

15/11/2020 

Com 100% das urnas apuradas em Juiz de Fora, após o fechamento das urnas às 17h deste domingo (15), os eleitores da cidade confirmaram uma tradição eleitoral do município. Desde 1992, os juiz-foranos escolhem seu prefeito em disputa de segundo turno. No atual processo eleitoral, que marca a sucessão em 2020, não foi diferente. Ainda estando alguns votos para serem apurados, a deputada federal Margarida Salomão (PT) vai disputar a etapa plebiscitária do pleito municipal pela quarta vez consecutiva. Agora, a parlamentar terá como adversário o empresário Wilson Rezato (PSB). Wilson avança e mantém as chance de vitória em sua segunda empreitada em busca da PJF.

Margarida Salomão obteve 102.789 votos. Wilson computou 59.633 votantes. Fora da disputa, a delegada Ione (REPUBLICANOS) figurou na terceira colocação na corrida eleitoral, com o apoio de 56.699 eleitores, seguida pela deputada estadual do PSL Sheila Oliveira. ela obteve 26.068 votos. Já nos primeiros minutos desta segunda-feira (16), Margarida falou que as equipes da Tribuna e da Rádio CBN Juiz de Fora. A candidata afirmou que sua campanha já será retomada de imediato, de olho no segundo turno que acontece no dia 29 de novembro.

“A campanha já começou hoje.
Não temos condições de esperar amanhã.
Já estamos fazendo contato e mantendo conversas,
ampliando nosso raio de rereesentação
para fortalecer nossa proposta e
chegar à vitória no dia 29.”

A candidata, no entanto, afirmou não é o momento de externar as conversas de momento. “Em dois dias teremos um quadro mais consolidado.” A candidata lamentou a demora na divulgação dos resultados, mas comemorou o bom desempenho nas urnas. “O que queremos é o bem da cidade, com um projeto de desenvolvimento que seja inclusivo e que seja construído com participação popular.” A deputada disse ainda que pretende manter o tom propositivo em sua campanha, agora no segundo turno.

As reportagens da Tribuna e da CBN também tentaram contato com Wilson Rezato, mas o candidato só vai se manifestar sobre o resultado das eleições na manhã desta segunda-feira.

Entre os demais candidatos, o engenheiro Eduardo Lucas (DC) teve 4.048 votos; o pastor Aloízio Penido (PTC) teve 2.478 votos; a professora Lorene Figueiredo (PSOL) 2.381; o advogado Marcos Ribeiro (Rede), 1.952; o general da reserva Marco Felício (PRTB), 1.813 votos; o servidor público federal Fernando Elioterio (PCdoB), 1.807; e a professora Victória Mello (PSTU), 353 votos.

Novo partido no comando da PJF

Com a chegada de Margarida e Wilson ao segundo turno das eleições municipais, uma coisa já é certa: Juiz de Fora terá um partido estreante no comando do Poder Executivo municipal a partir de janeiro de 2021. Isto porque PT e PSB nunca elegeram um nome para comandar o Poder Executivo juiz-forano.

No entanto, os dois candidatos que avançam ao segundo turno da disputa municipal já são veteranos nas eleições para Prefeitura. Margarida disputou o Poder Executivo em outras três oportunidades, sempre avançando à etapa plebiscitária da disputa. Em, 2018, ela foi derrotada pelo ex-prefeito Custódio Mattos (Cidadania), então no PSDB. Em 2012 e 2016, acabou superada por Bruno Siqueira (MDB). Já Wilson concorreu à PJF pela primeira vez em 2016, quando foi o quarto mais votado, com o apoio de 44.708 eleitores.

Os dois candidatos que avançaram para o segundo turno votaram na manhã deste domingo. Margarida Salomão (PT) votou no Colégio Machado Sobrinho. Após registrar sua opinião na urna eletrônica, a deputada federal já mostrava confiança em seguir na disputa. “Foi uma campanha diferente, com a pandemia não pode ser da forma tradicional, mas nós tivemos uma recepção muito boa e fizemos um debate muito bom.”

Já Wilson Rezato votou na Escola Estadual Mariano Procópio, no Bairro São Mateus. No local, o candidato avaliou o trabalho da campanha eleitoral e também externou confiança em seu avanço para o segundo turno. “O voto é uma procuração que o eleitor dá ao candidato. Quando você pede uma procuração para uma pessoa, penso que tem que mostrar muita responsabilidade. Eu estou muito feliz e satisfeito, e agora também vou exercer o meu direito de cidadão também.”

Números inéditos

O atual processo eleitoral foi marcado pela ocorrência de números recordes. Na disputa pela Prefeitura, temos pela primeira vez 11 candidatos e também o maior número de mulheres na disputa: cinco: Ione Barbosa, Lorene Figueiredo, Margarida Salomão, Sheila Oliveira e Victória Mello, que se colocaram como opção para o eleitorado com o intuito de se tornar a primeira prefeita da história de Juiz de Fora.

A primeira mulher a tentar chegar ao Poder Executivo municipal ao se lançar candidata foi exatamente Margarida, nas eleições de 2008. Em 2012, já eram duas candidatas: Margarida e Victória Mello. Em 2016, esse número subiu para três. Uma vez mais Margarida e Victória se colocaram na disputa, que também teve a servidora pública federal Maria Ângela que correu pela PSOL.


Tribuna de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário