segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O secretário de Defesa dos EUA não teme a “Ursal”, mas a “Pandal” chinesa



POR FERNANDO BRITO · 13/08/2018


Depois das declarações do Secretário (Ministro) da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, a caminho do Brasil, insinuando que “a crescente influência de China e Rússia na América do Sul pode representar uma ameaça para os países da região”, segundo a agência estatal de notícias da Alemanha, acho que os delírios do tal Cabo Daciolo vão parar de ser com a tal “Ursal” e deveria ser com a “Pandal” – Pequim Agindo nos Destinos da América Latina.

Pois, segundo reporta a Deutsche Welle, Mattis está preocupado com a nossa soberania frente a…China, terra dos ursos panda:

– “Existe mais de uma maneira de perder soberania neste mundo… isso pode ocorrer por conta de países que chegam com presentes ou empréstimos”, disse Mattis, fazendo referência ao aumento de investimentos chineses na América Latina.

De fato, se o chefe militar estadunidense se refere a coisas como a Aliança para o Progresso e seus sacos de leite em pó que vi ainda garoto, ou no dinheiro injetado pelos EUA através do FMI, ele tem toda a razão. Valeram-nos perda de soberania e anos e anos de perda das liberdades.

Mas quanto a empréstimos pagos em produtos, certamente não é mais danoso que ficarmos prisioneiros de um mercado de commodities que não controlamos e que, de quebra, tem gordas comissões de corretagem e de intermediação.

Claro que, seja com chineses ou com norte-americanos, temos de nos cuidar todo o tempo, porque ambos, claro, querem o máximo pagando o mínimo.

E se o comércio é o interesse, porque deveríamos dispensar nosso, hoje, maior parceiro comercial?

Disse um velho e sábio amigo: “se os Estados Unidos quisessem, de fato, enfrentar a China por aqui, deveriam enviar não o Secretário de Defesa (quer dizer, da guerra), mas o de finanças, porque esse é o caso.


Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário