terça-feira, 5 de outubro de 2010
Aborto? Que Aborto? - A falaciosa manchete da Folha
Quem tem a atenção despertada e lê só a manchete principal da 1ª página da Folha de S.Paulo de hoje compra gato por lebre. A manchete diz "PT já discute retirar aborto do programa de governo". A matéria diz que "O PT discute retirar de seu programa a defesa da descriminalização do aborto..."
Quer dizer, é do programa do partido, não do programa de governo, certo? Objetivo da manchete e da matéria? Dar curso a exploração sórdida do assunto que entrou em debate a partir do boato plantado pela oposição na internet, uma semana antes do 1º turno, de que a candidata ao Planalto, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) é favorável à legalização do aborto.
O material do Folhão é uma mentira. O tema não estava em discussão nem no governo e nem no partido. Mas, como tirou votos de Dilma entre eleitores evangélicos e católicos, foi o suficiente para o jornal dedicar-lhe o espaço principal de uma edição inteira hoje.
O tema sequer aparece nos outros jornais porque como eu disse, salvo o boato, ele não é notícia, não está em pauta. Mas o Folhão dá essa manchete principal; logo abaixo associando à principal, e ainda na capa do jornal, outra diz que "'Dilmistas' terão maioria para mudar Constituição"; e dedica mais duas páginas inteiras de seu caderno "Eleições" ao assunto.
Para preencher o espaço recorrem até a uma matéria com o título "CNBB promove campanha em 'defesa da vida'", dando a entender que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil desfechou nova campanha, entrou na discussão agora em função da polêmica gerada pelo boato. Só que esta matéria se refere a um texto velho, colocado há tempos no site da Pastoral da Família. Isto é que é "vender" notícia quente, do dia, aos leitores hein!
Mas, para manter a campanha suja do Folhão contra Dilma, vale tudo (veja nota abaixo).
Tema não existe no programa de governo
Para a Folha de S.Paulo continuar a campanha suja contra Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) é questão de honra e tudo é válido. Dai a razão para esta "edição especial" (leia post acima) do jornal hoje sobre o aborto, tema do boato plantado na internet para tirar votos de Dilma entre eleitores católicos e evangélicos.
Para começo de conversa, nunca foram divulgados itens do programa de governo sobre esse assunto. Mas, da forma como está colocado pelo Folhão, o leitor que vê só a manchete da capa - e todos sabemos quão alto é o número de leitores que só lêem esta 1ª página - pensa que se trata do programa de governo da candidata petista a presidente da República.
Só os que têm acesso aos textos - impressos, nas páginas internas ou online - é que saberão que se trata de uma discussão interna do partido que sequer está se desenvolvendo agora, e que há alas dentro do PT que defendem a descriminalização do aborto e outras não.
Como vocês podem ver, mais uma cilada para reforçar a boataria contra nossa candidata. O aborto não está no programa de governo da Dilma, é bom que se diga. Ela já deu várias e várias declarações a respeito do tema nas últimas semanas e reuniu-se com lideranças religiosas que atestam suas palavras. Vídeos a respeito desses seus encontros e com suas declarações estão postados em vários sites, inclusive aqui.
Do blog do Zé Dirceu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário