quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mineiros estão com Dilma


Uma boa notícia nas Alterosas: pesquisa Data Tempo/CP2 revela que a 12 dias da eleição, Dilma Rousseff, candidata do PT, do presidente Lula, do governo e dos partidos aliados, continua na frente com 13 pontos a mais do que o candidato José Serra (PSDB-DEM-PPS) no Estado. Considerados só os votos válidos, sua vantagem chega a 16 pontos.

Os dados confirmam os resultados da Vox Populi/IG divulgados ontem e constituem um balde de água fria na tentativa da oposição de minimizar, pela voz do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), os percentuais das sondagens eleitorais que não lhes são favoráveis.

Os dados do Data Tempo/CP2 atestam claramente que todo o esforço e a campanha do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) e do governador Antonio Anastacia (PSDB, reeleito no 1º turno), além da presença frequente do candidato José Serra no Estado não foram capazes de mudar a opinião do eleitor mineiro que em sua maioria quer sim, a continuidade do governo Lula, representada por Dilma.

Os números da dianteira de Dilma

Mas, vamos aos números: realizada entre sábado e ontem, entrevistadas 2.062 pessoas e com margem de erro de 2,16 pontos, a pesquisa Data Tempo/CP2 aponta a liderança de Dilma com 51,22% das intenções de voto contra 38,37% de José Serra.

Uma diferença de 12,85 pontos percentuais de vantagem para Dilma que venceu em Minas no 1º turno e agora caminha para ganhar novamente. O número de indecisos deste levantamento é de 6,16%; nulos, 3,01%; brancos, 0,72%. Entre os eleitores mineiros, 0,52% afirmam que não votarão em ninguém.

Se considerarmos apenas os votos válidos, a petista vence com 58% contra 42% do tucano em Minas. Uma vantagem de 16 pontos que os mineiros anunciam em prol da conterrânea petista. Já na pesquisa espontânea - em que o nome dos candidatos não é mencionado - Dilma lidera com 50,12% das intenções de voto contra 36,22% de José Serra. Neste cenário (espontãnea) o número de indecisos é de 8,93%; nulos 3,39% e em branco, 0,96%.

Mineiros votam pela continuidade do governo Lula

Frente ao último levantamento DataTempo/CP2, anterior ao 1º turno, Dilma perdeu 3,49 pontos (tinha 54,71%) e José Serra cresceu 4,5 pontos (tinha 33,94%). Estes números não excluem votos brancos, nulos e o percentual de indecisos. Na primeira etapa, é bom lembrar, os mineiros deram a Dilma 46,98% dos votos válidos, a José Serra 30,76% e a Marina Silva, 21,25%.

Dos que já votaram na petista, 78,42% afirmam que o fizeram pela continuidade da gestão Lula; 7,09% porque ela apresentou a melhor proposta de governo; e 4,90% porque acreditam que Dilma é a mais capaz para defender os interesses do Brasil. Já entre os que votaram em José Serra, 35,26% avaliam que ele apresentou as melhores propostas; 24,36% que é mais capaz de defender os interesses do país; e 16,52 % pelo desejo de mudança.

Mas, meus caros, não é porque estamos 16 pontos na frente no Estado que vamos deitar sobre os louros e deixar de trabalhar. A batalha ainda não está ganha. Precisamos crescer e colocar 2 milhões de votos à frente de José Serra em Minas. Mãos à obra, militância, para conquistar isso em cada cidade, rua, quarteirão e em cada casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário