sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tucano, de novo, maltratando jornalistas








Inexplicável, não fossem o personagem e o comportamento conhecidos, a reação do candidato da oposição ao Planalto, José Serra (PSDB-DEM-PPS) ignorando por duas vezes perguntas dos jornalistas sobre o escândalo envolvendo o engenheiro José Vieira de Souza, o Paulo Preto. Pior, depois José Serra partiu para a agressão contra os repórteres na terceira vez em que lhe perguntaram sobre o caso.

Paulo Preto, arrecadador do PSDB, segundo denúncia dos próprios tucanos à revista IstoÉ e aos jornais e onlines, teria sumido com R$ 4 milhões da campanha serrista. "O seu jornal faz manchete para o PT colocar no horário eleitoral", respondeu José Serra a um repórter do Valor Econômico.

E a resposta do candidato ao criticar o "Valor" nem se referia ao caso Paulo Preto. Foi diante do questionamento dos repórteres sobre a entrevista em que o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo FHC/Serra, David Zylbersztajn, afirmou que José Serra é a favor das "privatizações".

FHC diz o mesmo: Serra é pró-privatizações

Mas o ex-presidente FHC também afirma em vídeo postado no YouTube que entre todos de seu governo, José Serra era o maior entusiasta e defensor das privatizações, tema que os tucanos escondem agora em campanha, especialmente porque querem privatizar o pré-sal.

Daí terem sido muito boas as declarações da diretora de Redação do "Valor", Vera Brandimarte, ao lamentar a reação do tucano: "O jornalista [do Valor] só estava fazendo o trabalho dele, que é perguntar. Todos os candidatos devem estar dispostos a responder questões, mesmo sobre temas que não lhes agradem. É lamentável que diante de uma pergunta que não o agradou, o candidato José Serra tenha reagido de forma explosiva, atacando o jornal, ou mesmo o jornalista."

Mas, se Vera Brandimarte e o jornalista de sua redação conhecem José Serra, não se surpreenderam. A surpresa fica só por conta do comportamento errático do tucano: no começo ignorava o assunto Paulo Preto, fingia que não conhecia o engenheiro, nunca ouvira falar nele; anteontem, após missa em Aparecida do Norte (SP) disse que o conhece, é seu amigo e que ele é correto e inocente. Ontem não só quis ignorar o assunto, como irritou-se quando ele lhe foi colocado...

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário