População mundial cresceu em cerca de um bilhão de pessoas nos últimos 12 anos graças ao aumento da expectativa de vida e ao declínio de taxas de mortalidade materna e infantil
15 de novembro de 2022
comércio - economia-população (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)
247 - O mundo alcançará nesta terça-feira (15) a impressionante marca de 8 bilhões de habitantes, segundo projeções Departamento de População da Organização das Nações Unidas (ONU). A população mundial cresceu em cerca de um bilhão de pessoas nos últimos 12 anos graças ao aumento da expectativa de vida e ao declínio de taxas de mortalidade materna e infantil.
O pico de crescimento da população mundial deverá ser registrado em 2080, quando o mundo deverá ter cerca de 10,4 bilhões de habitantes, e só então deverá começar a ser reduzido.
Ainda conforme a ONU, alguns países do Sul da Ásia e da África seguirão registrando um aumento populacional significativo e a Índia deverá ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo em 2023.
Já os países da África subsaariana deverão responder por mais da metade do aumento da população global previsto até 2050, quando a população mundial deverá chegar a 9,7 bilhões de pessoas. A Nigéria, que atualmente ocupa a sexta posição no ranking, deve passar para o quarto lugar, ficando atrás apenas apenas de Índia, China e Estados Unidos.
Já o Brasil, que em 1990 registrava a quinta maior população mundial, com 149 milhões de pessoas, ocupa atualmente a sétima posição (215 milhões) e deverá ficar na oitava posição em 2050, quando deverá ter 231 milhões de habitantes.
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário