domingo, 5 de agosto de 2018

PT E MOVIMENTOS SOCIAIS REPUDIAM ATAQUE A MADURO

O PT e a Frente Brasil Popular emitiram notas neste domingo (5) repudiando o atentado a bombas do sábado contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; a nota do PT condena "as pretensões de violência que buscam alterar as decisões democráticas do povo da Venezuela"; a da FBP garante que a reação ao atentado "reforçará ainda mais o processo bolivariano e a vontade de soberania de todos os povos latino-americanos

5 DE AGOSTO DE 2018 

247 - O Partido dos Trabalhadores e a Frente Brasil Popular emitiram notas neste domingo (5) repudiando o ataque sofrido no sábado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, quando foi alvo de drones bombas durante as comemorações de 81 anos da Guarda Nacional Bolivariana e de um ano da Assembléia Nacional Constituinte. Tanto o PT quando as organizações sociais que compõe a Frente são solidárias com o povo venezuelano.

Em nota divulgada pelo PT, a secretária de Relações Internacionais Mônica Valente rechaça as pretensões de violência que buscam alterar as decisões democráticas do povo da Venezuela. "Seguimos atentos na defesa intransigente dos pressupostos da Proclamação de América Latina como Zona de Paz aprovada em 2014 pela CELAC- Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos. Expressamos nossa solidariedade ao legítimo presidente Nicolás Maduro e ao povo venezuelano", diz um trecho da nota. 

A nota emitida pela Frente Brasil Popular e assinada por João Pedro Stedile, reforça que "as forças do capital no império dos Estados Unidos já assassinaram muitos lideres populares na América Latina ao longo do século 20 para manter seu poder". 

"Basta lembrar de Sandino, Torrijos. Até mesmo dentro dos Estados Unidos, como aconteceu com Malcom X e Luther King.Porém isso nunca conseguiu deter a força de nossos povos em seguir lutando por sociedades mais justas e igualitárias", diz o comunicado. A Frente Brasil Popular assinala que o atentado ao Presidente Maduro "reforçará ainda mais o processo bolivariano e a vontade de soberania de todos os povos latino-americanos"; 

A seguir, a íntegra das notas.

A nota do PT:

O Partido dos Trabalhadores, através de sua Secretaria de Relações Internacionais, condena veementemente o atentado à vida do Presidente Nicolás Maduro da Venezuela durante as comemorações de 81 anos da Guarda Nacional Bolivariana e de um ano da Assembléia Nacional Constituinte.

Rechaçamos as pretensões de violência que buscam alterar as decisões democráticas do povo da Venezuela, pretensões essas que atentam contra a paz na Venezuela e na região latino americana e caribenha.

Seguimos atentos na defesa intransigente dos pressupostos da Proclamação de América Latina como Zona de Paz aprovada em 2014 pela CELAC- Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos. Expressamos nossa solidariedade ao legítimo presidente Nicolás Maduro e ao povo venezuelano.

Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais
Partido dos Trabalhadores


05 de agosto de 2018

A nota da Frente Brasil Popular:

SOLIDARIEDADE DA FRENTE BRASIL POPULAR AO PRESIDENTE NICOLAS MADURO

As forças do capital no império dos Estados Unidos já assassinaram muitos lideres populares na América Latina ao longo do século XX para manter seu poder e seguir nos explorando.

Basta lembrar de Sandino, Torrijos. Até mesmo dentro dos Estados Unidos, como aconteceu com Malcom X e Luther King.

Porém isso nunca conseguiu deter a força de nossos povos em seguir lutando por sociedades mais justas e igualitárias.

Esse atentado ao Presidente Maduro, que felizmente saiu ileso, reforçará ainda mais o processo bolivariano e a vontade de soberania de todos os povos latino-americanos.

Daqui do Brasil, em nome do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) e de todos os movimentos populares reunidos na FRNETE BRASIL POPULAR, manifestamos nossa indignação em relação ao atentado e nossa solidariedade ao Presidente Maduro e ao povo venezuelano.

Seguiremos ainda mais alertas e anti-imperialistas!

Joao Pedro Stedile
Direção Nacional do MST



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário