segunda-feira, 1 de março de 2010

Vestibuar da UFJF 2010 - jornais de JF comparam o incomparável

Os jornais de JF estabeleceram uma comparação improcedente em relação ao número de pontos dos candidatos no Vestibular de 2010. Uma eventual comparação só seria possível na primeira etapa quando todos os alunos fizeram provas de igual forma e teor, isto é, provas iguais, quando, aí sim, a comparação poderia ser estabelecida. Nesta primeira etapa os três melhores classificados foram, um candidato ao curso de Engenharia Civil e dois candidatos ao curso de Medicina, todos os três empatados com 94 pontos dos 100 pontos possíveis.

Na segunda etapa os candidatos fazem provas diferentes, dependendo da área de conhecimento. Os pretendentes aos cursos de Economia e Administração fizeram provas de: Lingua Portuguesa, Matemática, Geografia e História.
Os candidatos da área de conhecimento de Exatas fizeram provas de: Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química.
Aos que concorreram na área de Humanas prestaram provas de: Língua Portuguesa, Literatura, Geografia e História.
Os candidatos da área de Saúde prestaram provas de: Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química.
Todas as provas da segunda etapa foram discursivas, e constituidas por 5 questões por matéria, valendo 5 pontos por questão. Assim os alunos poderiam fazer 25 pontos por matéria, num total de 100 pontos nas quatro matérias.

A nota final do Vestibular foi calculada da seguinte forma: nota da primeira etapa x 0,5 + nota da segunda etapa x 0,5.

Portanto não tem nenhum sentido estabelecer uma comparação de notas entre os alunos de áreas de conhecimento diferentes, por exemlo comparar nota de candidatos de Direito com os candidatos de Engenharia, muito menos de candidatos de Comunicação com candidatos de Medicina.
Os candidatos fizeram provas diferentes com gráus de dificuldade também diferentes tornando-se despropositada qualquer comparação de notas entre eles.

Aos alunos do PISM deverão ser aplicados os mesmos raciocínios, embora tenham realizados provas de igual forma e teor no MÓDULO I e MÓDULO II. Entretanto no MODULO III ocorreu a mesma diferenciação de provas ocorrida no Vestibular, tornando-se também impertinente a comparação entre alunos de áreas de conhecimento diferentes.

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