quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quem é Silvio Tendler ?


Silvio Tendler (nascido em 1950) é um renomado documentarista brasileiro. Conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros, Silvio é, antes de tudo, um humanista, que já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981 fundou a Caliban Produções Cinematograficas Ltda., produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

Seus filmes são resgates da memória brasileira e inspiram seus espectadores a reflexão: sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.

É dono de um jeito muito peculiar de fazer cinema. Entre a gestação de uma idéia, sua execução e finalização, muitas vezes contam-se décadas. Tem sempre vários projetos e vai tocando todos ao mesmo tempo placidamente.

Tendler é detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro: "O Mundo Mágico dos Trapalhões" (1 milhão e 800 mil espectadores), "Jango" (1 milhão de espectadores) e "Anos JK" (800 mil espectadores).

Seus filmes "Jango" e "Anos JK", apesar de falarem sobre o golpe militar de 1964 e a democracia, foram lançados ainda em plena ditadura militar, em 1984 e 1980 respectivamente. A partir de então, continuou produzindo uma série de documentários que conquistaram diversos prêmios de público e crítica, divulgando a cultura e a história brasileira para o resto do mundo.

Seu filme mais recente, "Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá", ganhou o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na última edição do Festival de Brasília.

Em 2005 recebeu o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra. Em 2008, foi homenageado no X Festival de Cinema Brasileiro em Paris, com uma retrospectiva de seus filmes. Ainda neste ano, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado.

2 comentários:

  1. Silvio Tendler faz parte de um grupo político em apóio a TV Brasil na internet, no qual tenho a honra de ter sido convidada a participar e debater com figuras sensacionais como Silvio.

    No grupo, um episódio que marcou sua participação (para mim) foi quando Cesar Benjamim escreveu aquele ridículo artigo na FSP (mais conhecida como Folha ditabranda) sobre a suposta tentativa de estupro do Lula ao menino do MEP. De imediato Silvio mostrou sua indignação por estar presente na mesa em que Benjamim citava no artigo e disse: "eu estava presente esse cara é maluco, não foi nada disso, o Lula estava brincando. Só um débil mental não viu que era piada do Lula". No dia seguinte escreveu um excelente artigo na Carta Maior contando os fatos reais. Nunca houve um desmentido do Benjamim sobre as declarações de Tendler.
    Outro episódio foi à carta que escreveu ao ministro Nelson Jobim em defesa do PNDH3.
    Para quem quiser ler:
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16316
    Vale a pena.

    Silvio Tendler está também com seu último documentário em cartaz "Utopia e Barbárie".
    Vou ver!

    ResponderExcluir
  2. Visitem o blog
    http://www.valdecyalves.blogspot.com
    Leiam texto sobre CONSTRUINDO MUNDOS e vejam os 03 documentário de Valdecy Alves mais vistos no Youtube, clicando diretamente nos links do blog.

    ResponderExcluir