domingo, 12 de dezembro de 2010

Noel o poeta da Vila - 100 anos de Noel Rosa





Foram apenas 26 anos de vida e quase 250 composições. O jovem de classe média da Vila Isabel ajudou o samba a descer o morro e ganhar o mundo.

Um dos maiores compositores da música brasileira completaria cem anos neste sábado (11). Noel Rosa teve uma vida breve mas deixou uma obra enorme.

O ano era 1910. Vinha ao mundo aquele que se tornaria o poeta da Vila. A figura frágil, de rosto estranho e de versos carregados de dores e amores, viveu pouco tempo, mas intensamente.

Foram apenas 26 anos de vida e quase 250 composições. A primeira, "Com que roupa", escrita aos 19 anos, foi uma resposta à mãe, que escondeu suas roupas para impedir que o filho fugisse para a boemia.

Não teve jeito. O jovem de classe média da Vila Isabel se misturava aos malandros e compunha com eles. Ajudou o samba a descer o morro e ganhar o mundo.

“Ele é um símbolo da luta contra os preconceitos. Sem falar, pelas atitudes. Por exemplo, o preconceito social, ele combatia indo ao subúrbio, subindo morro”, avalia o cantor e compositor Martinho da Vila.

Uma exposição no Rio comemora os cem anos de nascimento do compositor e restaura os mesmos ambientes em que o poeta fez história. E os bares onde contraiu tuberculose.

“Noel foi o profeta da MPB. Ele antecipou. A partir dele, a música popular passou a ser outra coisa, passou a ser a qualidade especialmente na letra”, afirma o musicólogo Ricardo Cravo Albim.

A exposição também ajuda a contar parte das tragédias que marcaram os 26 anos de vida do poeta. O queixo quebrado ao nascer, que virou sua marca registrada, o suicídio do pai, a doença, e o amor mal resolvido por Ceci, a dama do Cabaré da Lapa. Uma foto tirada poucos dias antes da morte do poeta e Ceci chorando sobre o caixão do amante.

No centenário do poeta, a estátua em Vila Isabel ganhou tratamento especial e várias gerações de admiradores provaram que as poesias de Noel já ficaram para sempre entre nós.

Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário