sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

'Política externa do governo Bolsonaro é um desastre total', diz José Dirceu


Para o ex-ministro, os ataques à China e a obsessão em fazer o Brasil integrante da OCDE são fatores de preocupação no momento atual

28 de janeiro de 2022

Palácio do Itamaraty, sede da Diplomacia brasileira (Foto: Divulgação)


247 - O ex-ministro José Dirceu qualifica, em artigo publicado no Poder 360. como um “desastre total” a política externa do governo Jair Bolsonaro e que o momento é de preocupação com “duas linhas de atuação da atual direção do Itamaraty, pois elas podem ter consequências reais: a antichinesa e a obsessão em fazer o Brasil integrante da OCDE”.

“A 1ª, por enquanto, não passou de ataques irresponsáveis do presidente, de seus filhos e de sua rede de fake news contra a China, logo abortada pela reação do agronegócio e da própria ministra da Agricultura. Mas os ataques resultaram em gravíssimos prejuízos à imagem do Brasil, já desgastada pelo conjunto da obra do governo Bolsonaro, particularmente pela política antiambiental e de desmonte do Ministério do Meio Ambiente e de seus órgãos”, observa Dirceu no texto.

Ainda de acordo com ele, “ integração à OCDE vem, na prática, ocorrendo na área estratégica da abertura financeira e comercial. Significa que o Brasil está abrindo mão de sua condição de país em desenvolvimento, o que nem a China concorda em aceitar –e todos sabemos o nível de desenvolvimento econômico e científico alcançado pelos chineses”.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário