segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Liderança de Dilma na disputa presidencial, rotina nas pesquisas - Por José Dirceu


No 5º dia das medições do tracking (consulta direta ao eleitor por telefone) do Instituto Vox Populi/Rede Band/portal IG para a eleição presidencial de outubro, confirma-se a rotina registrada por todas as pesquisas eleitorais: a candidata do governo a presidente, do PT e dos partidos aliados, Dilma Rousseff, lidera com folga o levantamento e já bate no patamar de 30% de vantagem sobre o adversário candidato da oposição José Serra (PSDB-DEM-PPS).

Isto me lembra a deflagração do início do processo sucessório lá por dezembro/2008, quando especialistas em pesquisas eleitorais, diziam que Dilma não ultrapassaria os 20% de intenção de votos que estimavam como teto de transferência do presidente Lula, e que ela nunca chegaria a 30%. Nada disso se confirmou: ela tem quase 30% de vantagem acima do potencial do adversário e a capacidade de transferência de votos do presidente Lula é muito superior à estimada pelos papas das sondagens eleitorais.

No tracking Vox Populi/Band/iG Dilma em que são ouvidas 500 pessoas por dia, Dilma tem 53% e Serra 24% - ou seja, ela tem 29% de vantagem sobre o obtido pelo adversário. Já no DilmaFactsByFolha (tag do twitter), a piada desse domingo da Folha de S.Paulo com aquela manchete "Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma" liderou em boa parte do dia os assuntos mais comentados no twitter.

Previsões furadas

Milhares de internautas tripudiaram nos miniblogs esta manchete do jornal da Barão de Limeira (rua-sede do Folhão), o que dá bem uma ideia da desimportância de chamadas como estas nos jornalões e do quanto eles estão longe de atingir seus objetivos de ajudar o candidato deles a presidente, José Serra.

Os tucanos e seu presidenciável, nesse atirar para todos os lados em que se jogaram, não sabem mais a que e a quem apelar. Agora, conforme registra a mídia hoje, assediam o caseiro Francenildo Pereira para fazer uma gravação na propaganda deles na TV. Francenildo é o personagem de denúncia que envolveu Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda inocentado pela Justiça quanto a esta acusação.

Francenildo tem se negado taxativamente a gravar para o programa de José Serra e inclusive se queixado que os tucanos, interessados em obter vantagens eleitorais, só o procuram em momentos como estes. O caseiro anunciou apoio à candidatura de Plínio de Arruda Sampaio, para o qual deverá gravar para o programa de TV e desautoriza o uso de seu nome por outras campanhas eleitorais que não a do PSol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário