segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tracking Vox Populi - Dilma 55% e Serra 22%


Por Tomás Rosa Bueno

Nada adianta. Não há bala de prata que salve o candidato fraude do vexame:

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 55%, Serra 22%No sexto dia de medição, petista oscila positivamente acima da margem de erroiG São Paulo | 06/09/2010 17:16No sexto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 55% e o tucano José Serra 22% das intenções de voto. Pela primeira vez desde o início da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscila positivamente acima da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais. O mesmo ocorre com o candidato tucano, que oscila negativamente além da margem de erro. No dia 1º, Dilma tinha 51% e Serra 25%.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, apresentou novamente 8% das intenções de voto –mesmo percentual da última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma ocilou positivamente um ponto e tem 44%, Serra por sua vez oscilou negativamente e marca 17%, dois pontos a menos que a sondagem anterior, e Marina Silva 6%.

A petista apresentou melhora em todas as regiões do País e segue na liderança. Já Serra, oscilou negativamente em todas as regiões. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 71% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.

Por Marcos Doniseti

O mais interessante neste tracking da Vox de hoje é a queda de Serra em 2 pontos na pesquisa espontânea.

Assim, Serra está perdendo aqueles que eram os seus mais convictos eleitores.

Geralmente, nas últimas semanas o voto espontâneo cresce e se aproxima do voto estimulado. Com Serra, isso não acontece, muito pelo contrário, o que mostra o caráter terminal da sua candidatura, sem dúvida alguma.

Outro dado importante: Dilma já chegou a 64% em votos válidos, contra apenas 25,5% de Serra e 10,5% para Marina e os outros somados.

E olha que ainda faltam 27 dias para a eleição...

Nesse ritmo, Dilma poderá chegar a 70% dos votos válidos, contra uns 20% de Serra.

A surra que Dilma aplicará em Serra será histórica, com certeza.

Por comentador

A situação de Serra é muito mais desesperadora. Se em São Paulo ele detém em torno de 35%, isto equivale a 8% dos votos totais do país, uma vez que São Paulo possui 22% do eleitorado nacional. Por dedução, no resto do país Serra alcança 15%, que somados aos votos que ele possui em São Paulo é o seu total da pesquisa Vox Populi. Assim, excluindo o estado em que Serra foi governador há pouco tempo e considerando que os demais estados respondem por 78% dos votos, vê-se que Serra nesta parte do eleitorado possui menos de 20% dos votos do Brasil, mais precisamente 19,23%.

Do blog do Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário