quinta-feira, 25 de novembro de 2021

STF julga no dia 30 recursos do caso rachadinha de Flávio Bolsonaro


Ministro Gilmar Mendes liberou dois recursos para julgamento pela Segunda Turma do STF no âmbito das investigações envolvendo o senador Flávio Bolsonaro no escândalo das rachadinhas da Assembleia do Rio de Janeiro

25 de novembro de 2021

Flávio Bolsonaro (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)


247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes liberou para julgamento pela Segunda Turma dois recursos envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) no âmbito das investigações sobre o esquema de "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com a liberação do relator dos inquéritos na Corte, o presidente do colegiado, ministro Nunes Marques - que foi indicado para a Corte por Jair Bolsonaro -, marcou o julgamento das duas ações para a próxima terça-feira (30).

De acordo com o jornal O Globo, um dos recursos foi apresentado pela defesa do senador visando o arquivamento do inquérito das rachadinhas. .O outro recurso questiona se o parlamentar teria direito a foro privilegiado uma vez que as investigações se referem ao período em que ele ocupava o cargo de deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Segundo a reportagem, a questão do foro será analisada em um recurso apresentado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para derrubar a decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado (TJ-RJ), que, em junho de 2020, assegurou o direito ao parlamentar e e transferiu o processo para a segunda instância.

No dia 9 deste mês, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou um pedido da defesa do senador e anulou as decisões tomadas pelo juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. O entendimento dos ministros do STJ foi de que Flávio Bolsonaro deve ser julgado pelo órgão especial do TJ, e não pelo juizado de primeira instância.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário