quarta-feira, 30 de março de 2011
Mídia engaja-se pela "sua" reforma política
A grande novidade da semana, surgida já às vésperas da decisão da Comissão do Senado da Reforma Política, tomada nesta 3ª feira, foi a defesa aberta, pública, editorializada, do voto distrital puro pela revista VEJA desta semana (vejam, também, post acima e na sequência).
VEJA faz uma longa matéria, com cunho editorial, respondendo ao que ela chama de 5 mitos sobre o voto distrital: os deputados vão se transformar em vereadores de luxo; pequenas minorias dominarão os distritos; a perpetuação de grupos no poder; o enfraquecimento dos partidos; e o empobrecimento do debate político nacional.
Em sua defesa do voto distrital a revista assinala que o sistema não traz nada disso. Vai mais longe: dá o site do movimento “Eu voto Distrital” e apresenta um dos coordenadores deste, o cientista político Luiz Felipe D’Ávila, do Centro de Liderança Pública - D'Ávila, por coincidência, é articulista habitual da publicação da Editora Abril.
À vitória no plenário do Congresso!
Pois bem, os 5 mitos são bastante conhecidos e de mitos não têm nada. Pior, a revista não fala de outros dois trazidos pelo distrital - o fim do voto proporcional com a eliminação das minorias, e o risco da manipulação dos distritos, quando de sua divisão para formar maiorias eleitorais artificiais. Como aconteceu, aliás, em todos os países onde o voto distrital foi implantado.
Aos poucos nossa mídia vai se envolvendo na reforma política, um sinal evidente de que, em sua avaliação, a reforma poderá, sim, ser aprovada. Se ela se engaja pela "sua" reforma, torna-se ainda maior a necessidade de os partidos irem para as ruas e para o debate com a sociedade organizada, e das entidades e movimentos participarem da mobilização pelas mudanças.
Principalmente, o PT e suas bancadas de senadores, deputados estaduais e federais, vereadores e todas as suas demais lideranças, para transformar o voto em lista aprovado na Comissão do Senado em vitória também no plenário do Congresso - e vitória com apoio da sociedade.
Blog do Zé Dirceu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário