Merval Pereira lançou nesta quarta mais uma artimanha para impedir o ex-presidente Lula, líder absoluto nas intenções de voto em 2018, de voltar ao Planalto; Merval destaca que a proposta de emenda constitucional (PEC) que institui o semipresidencialismo no Brasil tem uma novidade: ela impede que os presidentes exerçam mais de dois mandatos, consecutivos ou não;" Lula é o único ex-presidente até o momento que tenta voltar ao poder, e se esse projeto de semipresidencialismo for aprovado no ano que vem, mesmo que não valha para as eleições presidenciais de 2018, impedirá que, eleito, tente a reeleição quatro anos depois"
6 DE DEZEMBRO DE 2017
247 - Em usa coluna nesta quarta, Merval Pereira lança mais uma tentativa de tirar o ex-presidente Lula da corrida presidencial no tapetão.
"A proposta de emenda constitucional (PEC) que institui o semipresidencialismo no Brasil tem uma novidade fundamental para a política brasileira: o artigo 82 que prevê que o mandato presidencial será de quatro anos determina que (...) “Ninguém poderá exercer mais do que dois mandatos presidenciais, consecutivos ou não”. Quer dizer que um presidente da República reeleito não poderá nunca mais se candidatar ao mesmo cargo. Ou que um presidente que não se reeleja poderá disputar mais uma vez o mandato, mas, eleito, não poderá tentar a reeleição.
Lula é o único ex-presidente até o momento que tenta voltar ao poder, e se esse projeto de semipresidencialismo for aprovado no ano que vem, mesmo que não valha para as eleições presidenciais de 2018, impedirá que, eleito, tente a reeleição quatro anos depois. É claro que um presidente eleito terá condições de aprovar na Câmara uma mudança dessa regra, mas a intenção da ressalva é óbvia."
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário