O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang (foto), confirmou nesta quinta-feira (13) que medidas coercitivas foram tomadas contra dois cidadãos canadenses, de acordo com as leis chinesas. O ex-diplomata canadense Michael Kovrig e o consultor de negócios Michael Spavor estão sendo investigados e neste momento encontram-se sob custódia
13 DE DEZEMBRO DE 2018
247 - O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China , Lu Kang (foto), confirmou nesta quinta-feira (13) que medidas coercitivas foram tomadas contra dois cidadãos canadenses, de acordo com as leis chinesas. O ex-diplomata canadense Michael Kovrig e o consultor de negócios Michael Spavor estão sendo investigados e neste momento encontram-se sob custódia.
O episódio ocorre na sequência da crise gerada pela prisão no Canadá da diretora financeira da empresa de tecnologia chinesa Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos. Wanzhou foi solta sob fiança mas está sendo processada e pode ser extraditada para os Estados Unidos.
Os canadenses são suspeitos de participar de atividades que ameaçam a segurança nacional e os dois casos estão sob investigação, disse o porta-voz chinês em uma entrevista coletiva em Pequim.
A embaixada canadense foi informada dos casos sem demora depois que os procedimentos necessários foram realizados, disse ele, assegurando que os direitos dos dois canadenses são salvaguardados.
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário