sábado, 13 de agosto de 2022

"Lula não pode ceder o Ministério da Fazenda à Faria Lima", diz Paulo Nogueira Batista Júnior


Economista lembra que o mercado financeiro já tem o Banco Central

12 de agosto de 2022
Paulo Nogueira Batista Junior e Lula (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Ricardo Stuckert)


247 – O economista Paulo Nogueira Batista Júnior concedeu entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, em que falou sobre o quadro internacional e a situação interna. Segundo ele, o declínio do Ocidente é inexorável. "Americanos e europeus têm grande relutância em aceitar isso, mas é uma realidade", diz ele. "Zelensky se revela como mais uma aposta fajuta dos Estados Unidos e os europeus estão refazendo suas contas sobre o apoio incondicional à Ucrânia", acrescenta.

Sobre a América Latina, ele afirmou que a transição na Colômbia pode favorecer a integração sul-americana e disse ainda que o chileno Gabriel Boric "pertence a uma esquerda peso pluma, com muita identificação com a agenda identitária".

Sobre as eleições brasileiras, ele avaliou que a PEC Kamikaze está produzindo algum efeito para Jair Bolsonaro, mas vê chance de vitória de Lula no primeiro turno. "Se Ciro não desistir, seus eleitores podem desistir", diz ele.

"A burguesia brasileira está visivelmente se distanciando das pretensões golpistas de Bolsonaro. É muito raro banqueiro assinar manifesto. O Bolsonaro é intrinsecamente incapaz de conquistar o centro. E a burguesia brasileira é muito subordinada aos americanos e europeus. Neste caso, o viralatismo nacional está funcionando a nosso favor", afirma.

Paulo, no entanto, faz um alerta. "Será que o governo Lula não estará muito amarrado aos acordos que fez? Lula não pode ceder a Fazenda à Faria Lima. Se fizer isso, será rainha da Inglaterra", afirma.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário