Aliás, sobre as mentiras veiculadas na Internet (veja post abaixo), recomendo a leitura do artigo "A mídia é o grande prato do restaurante canibal", publicado por Breno Altman no portal Opera Mundi. Esta mentira é grave, porque encampada pela mídia tupiniquim e internacional.
Altman analisa o lamentável episódio sobre a suposta existência de um restaurante em Rondônia que serviria carne humana para seus fregueses. O negócio, pela divulgação, adquiriu dimensão mundial e foi criado a partir de um site e vídeos elaborados por internautas portugueses.
Um absurdo, obviamente, mas divulgado por diversas agências internacionais como a espanhola Efe, a italiana Ansa, a revista alemã Der Spiegel e os jornais inglês The Guardian, português Expresso e também pela nossa Folha de S.Paulo (Folha.com).
A reportagem de Opera Mundi prova que não há canibalismo nem restaurante algum. Como bem analisa Altman, "a barrigada, que deveria provocar indignação da mídia brasileira e resposta à altura do governo, porque difama a imagem internacional do país, diz muito a respeito de como funcionam os monopólios mundiais da comunicação". "Barriga" é jargão jornalístico para definir absurdo, algo exagerado desproporcionalmente, ou notícia distorcida.
Do blog do Zé Dirceu
sábado, 28 de agosto de 2010
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