quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hipocrisia serrista

O candidato da oposição que vai disputar dia 31 o 2º turno da eleição presidencial, José Serra (PSDB-DEM-PPS) muitas vezes exagera na dose das promessas absurdas que faz. É o caso da mais recente, esta de ontem, quando ele prometeu: "uma das primeiras coisas que vamos ter de fazer como presidente é uma legislação para que se defina a participação do chefe de Estado nas campanhas”.

Trata-se de hipocrisia pura, já que o presidente pode ser candidato a reeleição - aliás, instituída por eles, tucanos, naquele processo em que houve compra de votos para aprovar a emenda constitucional em 1997 para FHC se reeleger, lembram-se?

Em todo o mundo democrático os presidentes da República apoiam as candidaturas de seus partidos. Em nenhum país democrático, e dentro da lei - como ocorre no Brasil com o presidente Lula - há limites para a livre manifestação e participação dos governantes nas campanhas de seus partidos e de seus candidatos.

Saudoso da ditadura militar

Com estas declarações e promessa - caso se elegesse - o que José Serra pretende é constranger o presidente Lula e instituir uma eleição com vetos. Como nos tempos da ditadura militar que cassava candidaturas, mandatos e direitos políticos dos candidatos da oposição e estabelecia inelegibilidades, exigências de domicílio eleitoral antecipado e outros subterfúgios apenas para tirar seus opositores da disputa.

Ao fazer a promessa José Serra invoca o exemplo do ex-presidente FHC que não participou de sua campanha presidencial em 2002 e que eles tentaram impedir que participasse da deste ano. Ora, todo mundo sabe que FHC não fez campanha para José Serra em 2002 e agora no 1º turno por falta de condições políticas, porque o próprio candidato Serra não quis, já que considerava que ele tirava votos e não acrescentava nada a campanha.

A decisão foi deles de alijar FHC da campanhas de 2002 e de 2010 porque o ex-presidente, com seus governos rejeitados pela população e com baixíssimos índices de popularidade e aprovação nas pesquisas, puxava qualquer candidato e campanha para baixo. O que José Serra quer é a instituição de regras que favoreçam sua candidatura. Quer ganhar no tapetão.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário