sábado, 12 de março de 2011
Imigrantes japoneses temem pelo futuro da economia do país após o terremoto
Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O forte terremoto ocorrido no Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília) veio em um momento delicado para o país, segundo o presidente de uma associação de imigrantes japoneses de São Paulo, Koichi Nakazawa. De acordo com ele, a economia japonesa ainda está frágil após a crise econômica mundial de 2008. Os prejuízos causados pelo tremor e pelo tsunami que se seguiu podem atrasar ainda mais a recuperação econômica do país.
“O Japão está vivendo um momento difícil economicamente. Isso [o terremoto] afasta ainda mais a volta do crescimento econômico do país”, afirmou Nakazawa, da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, a única de imigrantes japoneses vindos da província de Miyagui.
Segundo Nakazawa, a economia de Miyagui é baseada na pesca e no cultivo de ostras. A província foi uma das mais atingidas pela onda gigante causada pelo tremor. Praticamente toda a infraestrutura pesqueira foi destruída. “Toda vez que acontece um tsunami, as criações de ostras são prejudicadas. Desta vez, a onda foi ainda mais forte”, explicou ele. “O estrago deve ter sido muito grande.”
Nakazawa, entretanto, confia na recuperação, mesmo que mais lenta. Ele disse que o povo japonês mostra união em momentos de tragédias como esta. “Isso já aconteceu várias vezes com os japoneses, mas eles sabem se levantar”, afirmou. “Daqui a pouco, nós vamos estar levantando tudo.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aos meus Amigos e Clientes
ResponderExcluirMinha família é imigrante do Miyagui (Japão), faço parte da Diretoria da Associação do Miyagui Kenjinkai no Pará.
Com muita humildade e gratidão, venho através deste email solicitar doação para de alguma forma ser solidário às vítimas da catástrofe no Japão.
Segue abaixo cópia da mensagem do Presidente da Associação do Miyague.
Estarei presente no dia 27/03/11.
Muito Grata
Eliza Umemura
Boa noite Srs Associados do Miyagui Kenjinkai,
Estamos convocando de forma extraordinária todos os associados para uma reunião, cujo objetivo é de arrecadar doações (em dinheiro) para ser enviado aos nossos conterrâneos japoneses daquela região vitimada com terremoto e tsunami.
DATA: 27 DE MARÇO DOMINGO
HORA: 10:00HS
LOCAL: ASSOCIAÇÃO PAN-AMAZÔNIA NIPO BRASILEIRA (APANB) Trav 14 de Abril ente Gov José Malcher e Magalhães Barata
Caso queiram fazer a doação antecipadamente, poderá ser feita no BANCO SANTANDER
AG 4636
CONTA CORRENTE: 13000232-2
Agradecimentos da Comunidade Nipo Brasileira do Pará
Eduardo Tsunoda
8706-5617 (oi) / 8340-2226 (tim) / 9211-0883 (vivo)