quarta-feira, 15 de março de 2023

Empresa que ganhou leilão da marretada de Tarcísio nunca atuou com construção ou concessões



Starboard só tem experiência com reestruturação de empresas em dificuldades financeiras e jamais atuou no setor de engenharia

15 de março de 2023

Leilão que deu vitória ao fundo Via Appia contou com a cena grotesca das marteladas de Tarcísio na B3 (Foto: Rogério Cassimiro/GovSP | Reprodução | GovSP)


Leonardo Sobreira (247) - Uma empresa que nunca atuou com construção pesada e possui um quadro de apenas 20 funcionários venceu o leilão de concessão do Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas de São Paulo. O evento foi intensamente celebrado pelo governador Tarcísio de Freitas, que usou toda sua força para tentar destruir o famoso martelo da B3 ao marcar o fim do leilão.

O grupo vitorioso, a Via Appia Fundo de Infraestrutura e Participações, é gerido pela Starboard Asset, que apresenta-se oficialmente como o primeiro fundo de crédito para empresas em “crises não estruturais”. O perfil inusitado vem gerando questionamentos sobre a confiabilidade da empresa que terá o papel de desenvolver um dos projetos mais faraônicos do estado.

Na B3, participaram da calorosa cerimônia ao lado de Tarcísio dois executivos da Starboard, Marcus Bitencourt, diretor da Starboard Asset, e Brendon Ramos, responsável pela área de private equity e de reestruturação da empresa.

A Starboard foi fundada em 2017 por executivos que atuavam com reestruturação de empresas na Brasil Plural. No ano seguinte, o fundo adquiriu o controle da Máquina de Vendas, proprietária da Ricardo Eletro, que à época era uma das maiores varejistas de eletrodomésticos do país.

A gestora deixou o negócio em agosto de 2020, pouco antes da Máquina de Vendas entrar com um pedido de recuperação judicial. No ano passado, a empresa proprietária da Ricardo Eletro teve sua falência decretada, mas a decisão foi posteriormente suspensa por ordem judicial.

A atuação mais próxima a rodovias que a Starboard já teve foi quando, em 2021, assessorou, em conjunto com o Felsberg Advogados, os debenturistas da concessionária na transferência do controle da Rodovias do Tietê aos seus mais de 15 mil credores.


Brasil 247

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