segunda-feira, 17 de maio de 2010

A dívida e a lorota de O Globo

Publicado em 17-Mai-2010
A lorota do domingo em O Globo... Que grande lorota essa de O Globo (manchete principal da 1ª página da edição dominical), de que o presidente Lula vai deixar dívida recorde para o sucessor! Seus números relativos à dívida pública são uma mistura de irresponsabilidade e certeza da impunidade pelo monopólio que exerce na mídia, nos veículos em que tem seus negócios, jornal, rede de TV, rádio....

O jornal da família Marinho afirma que com o aumento de gastos no governo Lula, a dívida total do setor público cresceu e chegará ao maior patamar dos últimos 10 anos até ele entregar o poder dia 1º de janeiro próximo. Até dezembro, diz o jornal, o endividamento será de R$ 2,2 triblhões - 64,4% do PIB, "segundo estudo do economista Felipe Salto, da Consultoria Tendências".

O dado é falso. A dívida pública X PIB está estável; o superávit fiscal será de novo de 3,3%; o governo contingenciou R$ 31 bi do Orçamento de 2010; e o PIB deve crescer mais do que 5% este ano. Logo a relação dívida–PIB deve cair e não subir nos próximos anos, até porque vamos ter crescimento da arrecadação e a queda relativa da carga tributária com o desenvolvimento econômico nos próximos 5 anos.

Sem contar a irresponsabilidade do jornal de pegar um estudo de um economista - não estou discutindo a seriedade do trabalho nem os méritos do autor - e transformá-lo no eixo de todo um material (editorializado) sobre questão dessa magnitude.

Do blog do Zé Dirceu

Um comentário:

  1. Hoje todos viu A mentira que você contou com seus números falso aqui.
    O Brasil nós duas se hoje sofre com a incompetência de vocês do passado

    ResponderExcluir