quinta-feira, 20 de abril de 2017

Por que Lula sobe nas pesquisas mesmo sendo tão perseguido e tão caluniado. Por Paulo Nogueira


- 20 de abril de 2017



Ao falar de Thomas Paine, Bertrand Russell escreveu: “Como todos os homens, ele tinha seus defeitos. Mas foi graças a suas virtudes que foi odiado e vilipendiado”.

O mesmo vale para Lula.

Ele não é um santo. Quem é, aliás? Mas é perseguido ferozmente pelas qualidades que tem.

Acima de tudo, Lula é a figura certa para um país errado. Busca desde sempre reduzir a desigualdade numa em que isso é um anátema. Tivesse ficado ao lado dos plutocratas, levaria uma vida de fausto.

Não estaria agora sob a ameaça constante de prisão por conta de pedalinhos e coisas do gênero.

Veja a vida luxuosa que leva, em oposição, um intelectual de origem de esquerda que aderiu à plutocracia: FHC.

A recompensa de Lula está no amor que lhe dedicam aqueles pelos quais ele tanto se bate: os pobres e os miseráveis, os humilhados e os ofendidos.

É isso que explica por que enquanto o jornalismo de guerra que temos no Brasil se dedica a massacrá-lo Lula se encontra no topo das pesquisas eleitorais.

O Ibope que saiu hoje mostrou-o na frente em todos os cenários. A rejeição a ele cai aceleradamente enquanto a dos mimados tucanos desce ao inferno.

Pela lógica, deveria ser o oposto.

Valeu para Paine, um dos pensadores mais influentes para que a Revolução Americana tivesse sucesso, e vale para Lula, repito. Tem muitos defeitos, mas é graças às virtudes que é odiado e caluniado.


Diário do Centro do Mundo   -   DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário