segunda-feira, 26 de novembro de 2018

RÚSSIA PEDE REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU DEVIDO A PROVOCAÇÃO DA UCRÂNIA

Mais uma vez a Ucrânia é fator de tensões com a Rússia, com repercussões perigosas para a paz e a segurança internacionais; a Rússia solicitou uma reunião urgente dos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para as 14h00 (horário de Brasília) desta segunda-feira (26) para discutir a situação tensa surgida a partir de ações da Ucrânia no Mar de Azov, disse o primeiro vice-embaixador russo na ONU, Dmitry Polyanskiy (foto)

26 DE NOVEMBRO DE 2018 

247, com Sputnik - Mais uma vez a Ucrânia é fator de tensões com a Rússia, com repercussões perigosas para a paz e a segurança internacionais. A Rússia solicitou uma reunião urgente dos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para as 14h00 (horário de Brasília) desta segunda-feira (26) para discutir a situação tensa surgida no Mar de Azov, a partir de ações da Ucrânia, disse o primeiro vice-embaixador russo na ONU, Dmitry Polyanskiy (foto).

Em sua conta no Twitter, Dmitry Polyanskiy afirmou que a reunião foi marcada para discutir "provocações perigosas da Ucrânia no Mar de Azov e no estreito de Kerch, próximo à Crimeia, colocando em risco a paz e a segurança internacionais".

No domingo (25), três navios da Marinha ucraniana, em violação dos artigos 19 e 21 da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, cruzaram a fronteira marítima russa.

O navios entraram numa área temporariamente fechada das águas territoriais russas e se moveram no Mar Negro em direção ao Estreito de Kerch, de acordo com o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).

Um outro grupo de navios se dirigia para o Estreito de Kerch a partir do porto de Berdyans'k, no Mar de Azov. O Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov, foi fechado pela Rússia no domingo (26) para navios civis devido a razões de segurança.
No mesmo dia, o FSB informou que os três navios da Marinha da Ucrânia — Berdyansk, Nikopol e Yany Kapu — haviam sido detidos por violarem a fronteira da Rússia. Segundo observado pelo FSB, os navios ucranianos não reagiram às exigências legais dos navios que os abordaram e fizeram manobras perigosas.

"Em conexão com o desenvolvimento perigoso da situação no Mar de Azov e os eventos que se seguiram, a Rússia solicitou a convocação urgente de uma reunião aberta do Conselho de Segurança na manhã de 26 de novembro para debater a "manutenção da paz e segurança internacional", disse Polyanskiy.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário