Juliana Cézar Nunes*
Da Radioagência Nacional
Washington – Os Estados Unidos reconheceram hoje (17) os esforços do Brasil e da Turquia em estabelecer um acordo de transferência de urânio com o Irã, mas demonstraram ceticismo com relação ao cumprimento das medidas previstas no documento. O porta-voz interino do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Phillip Crowley, espera que os governos dos países negociadores acompanhem também a implementação do acordo, que visa garantir o uso de tecnologia nuclear iraniana para fins pacíficos.
“A declaração conjunta não contempla as principais preocupações da comunidade internacional. O Irã continua desafiando cinco resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluindo se recusar a suspender as operações de enriquecimento de urânio”, destacou Crowley.
“Portanto, por enquanto, novamente, nós saudamos os esforços do Brasil e da Turquia, mas ainda existem inúmeras outras questões pendentes que o Irã tem de responder em termos do que são suas verdadeiras intenções.”
Perguntado se havia incômodo por parte dos EUA com o fato de Brasil e Turquia terem alcançado um acordo inédito, Phillip Crowley, afirmou o governo norte-americano sempre acompanhou e apoiou o processo. Segundo ele, os esforços caminham na direção do que os Estados Unidos esperava e o diálogo com os dois países continuará.
* Viajou a convite da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para cobertura da Reunião Anual de Avaliação do Plano Brasil-EUA de Promoção da Igualdade Racial.
Edição: João Carlos Rodrigues
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário