
A notícia, publicada no Jornal Tribuna de Minas nesta quinta-feira, dia 23, de que uma senhora de 84 anos, vítima de traumatismo craniano, ficou 13 horas jogada numa maca no HPS, aguardando transferência para a UTI da Santa Casa, indignou o vereador Wanderson Castelar (PT-JF).
Membro da Comissão de Saúde, o parlamentar anunciou que vai encaminhar ofício ao Ministério Público solicitando a instauração de um inquérito civil público para averiguar o descumprimento das normas legais e técnicas neste caso, seja por parte do município ou do plano de saúde do qual a senhora é cliente.
“São inúmeros os casos de omissão ou de atendimento insatisfatório, relatados todos os dias, mas este – argumenta o parlamentar – me pareceu extremo, e foi comprovado. Se uma octogenária não merece atenção, quem mais a terá”? Para Castelar, além das normas médicas e sanitárias, também o Estatuto do Idoso foi descumprido.
O petista também afirmou que vai solicitar explicações ao Secretário de Saúde do município, antes que o MP o faça. “A cidade – prossegue – não pode esperar o resultado dos procedimentos que o promotor vai adotar. É urgente fazer com que o HPS funcione adequadamente. Certamente, não será perfeito, mas tem que deixar de ser inconseqüente e cruel” – proclama.
Informações do Gabinete
Nenhum comentário:
Postar um comentário