terça-feira, 19 de julho de 2011

Causas que unem operários, empresários e toda a sociedade - Por José Dirceu


Não deixem de ler o artigo "Brasil Maior" publicado pelo diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, Benjamin Steinbruch, na Folha de S. Paulo de hoje. Ele se remete a uma manifestação realizada há alguns dias, em que metalúrgicos do ABCD e de Mogi das Cruzes fecharam a Via Anchieta por algumas horas, e constata que as palavras de ordem dos trabalhadores representam as mesmas reivindicações feitas pelo empresariado nacional e por toda a sociedade.

A palavra de ordem comum a todos os setores e que se converte em reivindicação nacional, destaca o empresário, é contra os riscos de desindustrialização do país. " Mais do que nunca, quando 60% a 70% do PIB mundial se encaminha para a estagnação, com graves problemas na Europa, no Japão e nos EUA, exige-se extremo cuidado com a preservação do mercado interno brasileiro e estímulo ao desenvolvimento de setores estratégicos da velha e da nova economia", assinala Steinbruch.

"Na nova - prossegue o empresário - situam-se tecnologia da informação, bioenergia, energias renováveis e inovação em saúde. Na velha, entre os setores em que o país pode ser competitivo estão mineração, celulose, alumínio, siderurgia, têxtil, calçados e agrobusiness. Essas áreas precisam urgentemente de programas específicos de apoio e proteção, com desonerações, desburocratizações e incentivos."

Para ele "passou da hora de o governo criar medidas para melhorar a competitividade da indústria." O empresário conclui afirmando que "felizmente um conjunto de medidas nesse sentido deve ser anunciado em breve, com desoneração da folha de salários, revisão de regimes tributários, privilégio a empresas nacionais em compras governamentais e outros estímulos."

Está interessante e vale a pena ser lido "Brasil Maior", o artigo do Steinbruch hoje na FSP.

Blog do Zé Dirceu


Nenhum comentário:

Postar um comentário