Anunciado há muito tempo, inicialmente pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), realiza-se hoje o seminário tucano "A nova agenda: desafios e oportunidades", promovido pelo órgão de estudos deles, o Instituto Teotônio Vilela (ITV). Será que, dessa vez, eles vão conseguir superar os desafios e encontrar as oportunidades?O irônico da história é que falam de uma nova agenda e o partido não tinha nem uma velha, estava sem rumo... O próprio presidente do ITV, ex-senador Tasso Jereissati, confessa nos jornais: "A agenda que se tem hoje é a que o partido formulou e implementou há quase 20 anos. Depois disso não se pensou mais o país". Declaração perfeita, que se aplica a eles, há tempos sem projeto, sem programa e sem rumo... E Tasso ainda quer envolver o PT nesse imbróglio!
O pior dessa história para eles, tucanos, é que esse seminário foi inicialmente concebido para buscar a unidade do partido. E, no entanto, hoje, converte-se em mais um sinal da grave divisão tucana. Por saber que o encontro e as discussões são para promover Aécio - uma tarefa difícil -, José Serra simplesmente desconheceu a sua realização e voou para bem longe, viajou para a Europa.
Promover Aécio e revisar programa defasadado
Fora a promoção de Aécio - que pretende se situar cada vez mais e melhor no pódium da disputa que trava com José Serra pela candidatura a presidente da República em 2014 - o seminário visa, também, revisar o programa do partido, uma iniciativa mais do que necessária.
O problema para essa revisão e atualização são os debatedores, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e economistas como Elena Landau, Edmar Bacha, ex-presidentes do Banco Central (BC) tucano como Pérsio Arida, Armínio Fraga e Gustavo Franco.
Todos responsáveis pelos oito anos de tucanato, uma época sem crescimento econômico, sem distribuição de renda, sem emprego, com arrocho salarial, com o predomínio do elitismo e do neoliberalismo nas políticas econômicas e administrativas, sem prioridade às políticas sociais... ou seja, uma época que o Brasil não quer de volta de jeito nenhum.
Já o demonstrou à exaustão surrando nas urnas o tucanato e cia por três vezes nas últimas eleições nacionais - 2002, 2006 e 2010. Mas, vamos ver os resultados e o debate deles. A população, na certa, vai saber comparar as novas ideias e as propostas tucanas com os tempos que vivemos no Brasil e no mundo.
Blog do Zé Dirceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário