A crise econômica durante a pandemia da covid-19 atingiu em cheio os trabalhadores brasileiros. Cerca de 93 milhões de pessoas, que representam 53% da população em idade de trabalhar, ficaram inativos ou desempregados em 2020
26 de dezembro de 2020
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
247 - O desemprego disparou em 2020 no Brasil. A crise econômica agravada pela pandemia da covid-19 fez com que metade da população em idade de trabalhar ficasse sem atividade econômica para seu sustento.
Pela primeira vez, o número de brasileiros sem emprego e sem buscar algum ultrapassou a marca de 40%. O maior índice foi nos trimestres encerrados em julho e agosto, quando o indicador chegou a 45,3% —a média histórica é de 38,9%. A informação é dos jornalistas Diego Garcia e Beatriz Montesanti na Folha de S.Paulo, com base em um estudo feito pelo professor sênior da FEA/USP e coordenador do Projeto Salariômetro, da Fipe, Hélio Zylberstajn.
Somando-se a esse contingente os brasileiros desempregados (aqueles em busca de trabalho, segundo o critério do IBGE), a quantidade de pessoas sem ocupação chegou ao número recorde de 53,2%.
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário