O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (15) que o Brasil deve voltar a registrar superávit em transações correntes em 2012, acompanhando a recuperação da economia mundial.
“O problema (déficit em transação corrente) está presente até 2011. Em 2012, com a retomada mundial, vamos voltar a equilibrar as contas”, disse ele em evento no Rio de Janeiro.
“Mesmo com déficit de 2,5% do PIB, não há risco nenhum, diferentemente do passado, quando se tinha déficit em transações correntes, dívida externa alta e reservas baixas.”
Segundo ele, a perda nas transações correntes é compensada pelo investimento externo e fluxo externo.
Mantega disse ainda prever que a inflação brasileira irá desacelerar nos próximos meses, lembrando que embora algumas pessoas tenham se assustado com a inflação maior no primeiro bimestre, o período foi impactado em grande parte por fatores sazonais.
“Tivemos um aumento de transporte, no álcool por causa da chuva, mas os alimentos vão cair, e a gasolina também (vai cair)… Nos próximos meses, a inflação por todos os índices será descendente, de modo que nos próximos 12 meses a inflação fique em 4,6% a 4,7%, o que é bem razoável para uma inflação anual.”
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário